domingo, 22 de julho de 2012

Benefícios de Brincar ao Ar Livre

Você costuma levar seu filho para brincar fora de casa ? Uma pesquisa da Seattle Children's Research Institute e da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, realizada com 8.950 pais norte-americanos, comprovou que, por lá, 51% das crianças saem para brincar com os pais diariamente e 58% têm esse hábito, mas sem o acompanhamento de adultos.

No Brasil, não há estatísticas sobre esse assunto. Mas sabemos que, com a correria do dia a dia, nem sempre dá tempo de levar as crianças para brincar ao ar livre, seja no playground do condomínio ou em algum parque do bairro. No entanto, vale a pena insistir, pois os benefícios vão além da saúde. Conheça, a seguir, alguns deles.

"Espaços mais amplos podem ser utilizados para aprimorar habilidades motoras", explica Gerson Matsas, pediatra do Hospital Samaritano (SP). O playground, por exemplo, oferece gangorras e escorregadores, que estimulam a capacidade de equilíbrio e de movimento, como subir e descer. Correr e chutar a bola são atividades que fortalecem diferentes grupos musculares. Sem contar ainda a importância de tomar sol para metabolizar vitamina D no organismo, fundamental para incorporar o cálcio nos ossos.

"Mas há outra vantagem de sair de casa para brincar mais do que especial: a convivência do seu filho com outras crianças. "Negociar regras, entender que nem sempre ganhamos, criar normas para os jogos, respeitar as dificuldades dos outros e acolher novas pessoas são habilidades sociais aprendidas com a brincadeira", reforça Patricia Bertolini Izidório, psicológa e coordenadora da brinquedoteca no hospital Pequeno Príncipe (PR). No condomínio, diferentemente da escola, há crianças de idades diferentes: é saudável e enriquecedor que seu filho lide com a diversidade desde cedo.

Vale lembrar o quanto seu filho ganha quando você brinca com ele. "Não basta que os pais vigiem os filhos, eles devem interagir com eles", diz Gerson. Chute a bola, corra atrás, brinque de esconde-esconde. São nessas sutilezas do dia a dia que você fortalece o vínculo com o seu filho.
E não é porque você mora em apartamento que estar ao ar livre é impossível durante a semana. Dar uma volta com o seu filho no quarteirão, ir a uma praça perto da sua casa, descer no playground do prédio e ir à padaria caminhando já vão fazer a diferença. Aposte nisso!

Fonte: Revista Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário