quarta-feira, 18 de julho de 2012

História da Natação nas Olimpíadas 1980 & 1984

Os Jogos Olímpicos de 1980 foram realizados em Moscou, na antiga União Soviética e contaram com a participação de 5.179 atletas de 80 nações. Esta foi a edição com o menor número de participantes desde Melbourne, em 1956, devido ao maior boicote da história olímpica, quando a influência da política no esporte chegou a seu ponto mais alto e decisivo.
Na natação foram disputados 26 eventos, treze para homens e treze para as mulheres.
Com o boicote americano aos Jogos, acompanhando de outros países do bloco capitalista, a Alemanha Oriental e a União Soviética conquistaram 20 dos 26 ouros da natação.
Petra Schneider
Destaque para o nadador soviético Vladimir Salnikov que venceu os 1500mts nado livre, sendo o primeiro homem a nadar abaixo dos 15 minutos para a distância.
Vladimir Salnikov
O Brasil conquistou a medalha de bronze no revezamento 4 x 200mt nado livre, através dos nadadores Jorge Fernandes, Ciro Delgado, Marcos Mattioli e Djan Madruga.

JOGOS OLÍMPICOS 1984
Os Jogos Olímpicos de 1984 foram realizados na cidade de Los Angeles, EUA, entre 28 de julho e 12 de agosto. Esta edição assim como a anterior, também sofreu com um boicote, mas desta vez dos países do antigo bloco socialista, em retaliação ao boicote liderado pelos norte-americanos aos Jogos de Moscou, realizados quatro anos antes. Dos países do antigo bloco socialista somente a Romênia e as então neutras China e Iugoslávia participaram dos Jogos.
Rowdy Gaines - 3 medalhas de ouro
Na natação tivemos a realização de 29 eventos, com amplo domínio dos Estados Unidos que conquistaram 20 ouros nas provas de natação.
Michael Gross - Alemanha Ocidental
O Brasil conquistou a medalha de prata na prova dos 400mts nado medley com o nadador Ricardo Prado.
Ricardo Prado - com a sua medalha de Prata

Nenhum comentário:

Postar um comentário