quarta-feira, 11 de julho de 2012

Precisamos Acabar com os Afogamentos !!

"Criança morre dentro de balde d'água".
"Menina morre afogada em piscina de hotel na Costa do Sauipe".
" Duas crianças se afogam em piscina de berçario em Goiania".
"Paraná - uma criança de 3 anos se afogou nesta...."

Estas notícias acima, foram publicadas nos meios de comunicação nos últimos dez dias, mostrando o quanto ainda no nosso país, precisamos evoluir na questão de prevenção de afogamentos.
Os afogamentos são a segunda causa de morte em crianças de 1 a 14 anos e a principal causa de mortes em crianças de 0 a 4 anos.

Segundo levantamento da ONG Criança Segura - feito a partir de dados sobre mortalidade do Ministério da Saúde -, o afogamento ocupa o segundo lugar no ranking de mortes de crianças por acidentes no Brasil (a primeira causa é o trânsito). No ano de 2010 foram registrados 1.184 óbitos de crianças e adolescentes de 0 a 14 anos.
Ainda de acordo com o estudo, 64% das mortes foram de crianças de 0 a 9 anos de idade. A maior incidência de óbitos por afogamento ocorreu com a faixa etária de 9 a 14 anos (36%), seguido de perto pelo grupo de 1 a 4 anos (35%).
Ficam as perguntas :
Até quando iremos continuar vivendo com estes dados ? O que tem sido feito pelos orgãos competentes, como o Ministério da Saúde para evitar esta epidemia chamada "Afogamento".
E o Ministério dos Esportes, será que sabe destes dados, será que tem uma boa "ação", que promova uma nova qualidade de vida para a população?
E a Confederação Brasileira de Esportes Aquáticos (CBDA) e as suas federações filiadas, será que não seria uma boa hora de promover a inclusão de novos meninos e meninas na natação, através de aulas que tenham o objetivo de ensinar a nadar e prevenir afogamentos ?? Prática adotada pela Federação Americana de Natação...
E as Academias e Escolas de Natação, estão promovendo ações de prevenção de acidentes ??
Por que nossos atletas olímpicos não participam de uma campanha de segurança aquática ???
Precisamos responder estas perguntas, o quanto antes.....

Um comentário:

  1. Mais uma vez os principais envolvidos e que podem fazer alguma coisa em nível municipal, estadual ou federal se calam. Os números falam por si só!

    ResponderExcluir