segunda-feira, 9 de julho de 2012

Dicas para prevenção de lesões

Cada vez mais pequenos estão competindo em esportes no Brasil. Este tipo de atividade física ajuda as crianças e adolescentes a manter seus corpos saudáveis e causam um bem-estar emocional e físico. No entanto, existem algumas dicas importantes para prevenção de lesões que podem ajudar os pais a promover uma experiência segura aos seus filhos.

Todos os esportes têm um risco de lesão. Em geral, quanto maior contato físico em uma atividade, maior o risco de ferimentos. No entanto, a maioria das lesões em atletas jovens é devido ao abuso ou excesso.

A maior parte das lesões ocorre nos ligamentos (conexão que deixa os ossos juntos) e tendões (conexão entre os músculos e os ossos) e músculos. Apenas cerca de 5% delas envolve ossos quebrados. As lesões mais frequentes nos esportes são os entorses e distensões.

Segue abaixo algumas dicas para reduzir o risco de ferimentos:

1- Tempo de descanso : é preciso fazer um planejamento para permitir que o corpo da criança se recupere.
2- Usar equipamentos corretos, que permitam uma maior segurança na realização das atividades.
3- Fortaleça os músculos; os exercícios de condicionamento, antes dos jogos e durante a prática esportiva, fortalecem os músculos.
4- Aumentar a flexibilidade.
5- Usar a técnica adequada : os técnicos devem orientar os jogadores sobre a técnica adequada para evitar ferimentos e lesões. Isso deve ser reforçado durante a prática.
6- Fazer pausas nos treinos: períodos de descanso durante os treinos e jogos podem reduzir acidentes e prevenir doenças provocadas pelo calor, sol. Lembre-se da importância de beber líquidos para manter-se hidratado.
7- Jogar de forma segura: coloque regras rígidas, não permitindo atitudes que possam machucar os outros jogadores ou a si próprio.
8- Para a atividade se estiver com dor.
9- Praticar esporte com a temperatura adequada.
10 - Usar roupas adequadas e leves, além de calçados apropriados para o esporte.

Fonte : Pediatric Academic Societies (PAS) - maio de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário