sexta-feira, 13 de julho de 2012

História da Natação nas Olimpíadas 1972 & 1976

Os Jogos Olímpicos de 1972, foram realizados entre 26 de agosto e 11 de setembro, com a participação recorde de 121 nações e 7134 atletas. Os jogos foram marcados pelo ataque do grupo terrorista Setembro Negro que invadiu a vila olímpica, sequestrando e matando 11 membros da equipe de Israel.
O grande nome dos Jogos de Munique e um dos maiores de todos os Jogos Olímpicos foi o nadador norte americano Mark Spitz. Campeão olímpico de sete provas, e em todas superando o recorde mundial. Sua façanha o transformou num dos maiores nomes da natação mundial de todos os tempos e somente veio a ser superada nos Jogos Olímpicos de Pequim, pelo nadador Michael Phelps.
Outro destaque na natação nos Jogos de 1972, foi a nadadora Shane Gould que conquistou cinco medalhas, sendo três de ouro, uma de prata e uma de bronze.
Mark Spitz
                                    
Shane Gould- 5 medalhas nos Jogos
JOGOS OLÍMPICOS 1976
Os Jogos Olímpicos de Montreal, no Canadá, foram realizados entre 17 de julho e 1 de agosto de 1976, com a participação de 6.804 atletas de 92 nações competindo em 21 esportes, foram os primeiros Jogos marcados por um grande boicote. Lideradas pela Republica do Congo, 26 nações africanas, mais o Iraque e a Guiana se recusaram a participar dos Jogos.
Na natação as provas masculinas foram amplamente dominadas pelos Estados Unidos, onde seus nadadores conquistaram medalhas em todas as provas, deixando escapar o Ouro em apenas uma prova. No feminino quem ditou o ritmo no quadro de medalhas foi a Alemanha Oriental, com suas atletas conquistando 11 medalhas de ouro.
Cornelia Ender, nadadora alemã
Selo comemorativo

Nenhum comentário:

Postar um comentário