segunda-feira, 23 de julho de 2012

Alimentação para a prática esportiva de crianças

Você tem jovens atletas na família ?
Alimentá-los requer conhecimento e planejamento. Eles não só precisam de uma nutrição ideal para o desgaste dos exercícios e recuperação dos treinamento, como também necessitam de alimentos que atendam às demandas normais de energia de crescimento e maturação. Ajude seus filhos a reabastecer a energia com alimentos que forneçam nutrientes necessários, com foco na hora das refeições em família, antes e depois do treino e competição.

Antes do jogo, no café da manhã...
Reúna a família para o desejum cerca de 3 horas antes da atividade física. Faça com que seu filho consuma alimentos, como frutas, sucos ou leite desnatado, além de cereais, pães com queijo ou manteiga.

Durante o jogo
Certifique-se de que o pequeno se mantém hidratado antes, durante e após treinos e competições. A desidratação, que diminui em 2% do peso corporal, prejudica o desempenho no exercício e pode causar danos à saúde, por isso tenha ciência de que seu filho está bem hidratado, orientando-o a tomar, durante todo o jogo, pequenas quantidades de água.
Além disso, certifique-se de repor as perdas de fluidos depois do exercício, com água ou isotônicos. Também ofereça alimentos como bananas e iogurte, sem gordura ou leite. Eles contêm potássio e hidratos de carbono que são importantes para a reconstrução após o treino.

Pós-atividade física
Ofereça para seu filho após a atividade física alguma coisa leve como uma barrinha de cereais, uma fruta ou algumas bolachas para ajudar a repor a energia depreendida durante o jogo.
Prepare uma refeição de família saborosa pós-jogo, incluindo assado ou grelhado de carne magra, peito de frango, salmão ou atum. Também inclua grãos integrais, como macarrão de trigo integral ou arroz integral, molho de tomate ou de queijo. Acrescente alguns legumes ou uma salada verde.
Complete a refeição com frutas para a sobremesa, como maçãs ou peras assadas, acompanhadas de um copo de leite com baixo teor de gordura, frutas frescas ou doce leve.
Incluindo todos os seis grupos de alimentos apresentados aqui : proteínas, grãos, legumes, frutas, laticínios e carboidratos, darão à sua família e atletas, os nutrientes de que precisam para energia durante o dia inteiro.

Por : Dr. José Luiz Setúbal
Fonte: Feeding your child athlete by Monique ryan



Um comentário: