terça-feira, 1 de maio de 2012

Por que Brincar ?

Sabemos que brincar é uma atividade prazerosa, que enriquece o convívio familiar e, sobretudo, ajuda a criança a fazer descobertas e ampliar sua criatividade. Atualmente entendemos que por meio de jogos e brincadeiras, além de deixarmos as crianças mais felizes e ajustadas, podemos, também, favorecer sua prontidão para o aprendizado escolar e interessá-la por práticas esportivas e atividades físicas em geral. 

Em um passado recente, o brincar chegou a ser considerado perda de tempo, uma vez que não produzia "resultados" e não preparava para o "desempenho". As crianças eram olhadas como seres que precisavam ser "conduzidos para o futuro" e precisavam se tornar "profissionais eficientes e competitivos"!! Então, surgiram muitas "teorias" que pretendiam transformar bebês em gênios, por meio de estimulação precoce, para serem mais inteligentes, bem-sucedididos, etc.

Quando a neurociência passou a aprofundar-se no estudo do comportamento humano, começamos a descobrir que nem sempre a aquisição de informação leva à competência e ao sucesso. Muitos fatores interferem positiva ou negativamente no desempenho dos seres humanos. Também o conceito de inteligência foi revisto. Modernamente sabemos que há vários tipos de inteligências ou competências: emocional, musical, linguística, espacial, interpessoal, etc. 

Assim, se quisermos "dar um empurrãozinho" no desenvolvimento global de nossos filhos, não teremos a fórmula da inteligência, mas usaremos os novos conhecimentos para facilitar e ampliar a expansão de potenciais e habilidades dos pequenos. Pelo brincar, e apenas pelo brincar, a criança pode explorar, descobrir, generalizar e assim continuar a aprender. Dizemos que brincar permite a aquisição da principal ferramenta para viabilizar o aprendizado consistente e o desenvolvimento global: aprender a aprender...

Criatividade, capacidade de solucionar problemas e bom humor são características importantes em qualquer momento e contexto, e podemos dizer que oferecer oportunidade de desenvolvimento emocional e cultural otimizará o uso do cérebro.

Portanto,

BRINCAR não se ensina e não se aprende: PRATICA-SE!!!

Fonte e texto adaptado de Germana Savoy, coordenadora do programa lúdico do Hospital Infantil Sabará.





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