Pesquisas na Australia demonstram que as aulas de natação para bebês podem acelerar o desenvolvimento cognitivo da criança.
Desde 2009, a Universidade de Griffith embarcou em um projeto de quatro anos, com o intuito de acompanhar o desenvolvimento de bebês praticantes de natação. Este projeto conta com a colaboração de 45 escolas de natação, localizadas na Australia, Nova Zelândia e Estados Unidos; até o momento é o maior estudo realizado na área da natação infantil.
Os resultados preliminares mostram que crianças menores de cinco anos de idade participantes em aulas de natação são mais avançados no seu desenvolvimento cognitivo e físico do que crianças da mesma idade que não praticam natação.
Os resultados ainda mostram pequenos benefícios para o desenvolvimento social e da linguagem.
Em 2011, pesquisadores em Melbourne relataram benefícios intelectuais e físicos para aulas de natação para bebês. Os cientistas determinaram que as crianças que foram ensinadas a nadar até cinco anos de idade tinham QIs mais altos.
A pesquisa também mostrou que devido a resistência da água, as crianças praticantes de natação obtiveram um maior fortalecimento dos músculos, mais rapidamente que as crianças que só brincam ou se movem no chão, pois a natação ativa grupos musculares maiores.
Fonte : Scientific Benefits of Baby Swim Lessons by Lana Whitehead
Nenhum comentário:
Postar um comentário