A personalidade é um termo utilizado na descrição das características e dos costumes comportamentais das pessoas. Referem-se às qualidades, propriedades, atributos ou traços pessoais que distinguem o atleta de outras pessoas. Ela é um produto de interação com o ambiente, especialmente com o ambiente social. A criança adquire controle emocional, independência, autoconfiança e coragem durante seu vigoroso contato social.
Tanto os pais como os amigos geram influências sobre o desenvolvimento físico e mental e sobre a personalidade da criança. Hereditariedade, tamanho físico, grau de maturidade, pressão adulta e grau de sucesso são influências diretas ou indiretas sobre a quantidade e direção do desenvolvimento da personalidade. Quando falamos de esportes, a posição e o prestígio social do atleta bem-sucedido também tende a desenvolver os traços de autoconfiança, liderança, domínio, extroversão e adaptação social.
Por iniciarem a prática esportiva numa idade em que não possuem total formação da personalidade, certamente as crianças e os adolescentes sofrerão maior influência do esporte no desenvolvimento desta do que os atletas adultos. É preciso ter em mente que, além do esporte de alto nível, a criança atleta também possui sua formação de personalidade influenciada pelo ambiente escolar, pela família e pela recreação (amigos, diversão). Os pais, muitas vezes, exercem sobre os filhos um apoio exagerado, criando traços de personalidade negativos, tais como: ambições exageradas, pressão do sucesso, medo de cobrança do rendimento e da pressão social.
Um grande problema que os pais enfrentam ao lidar com esse assunto, diz respeito à definição da idade e dos níveis técnicos que caracterizam uma criança como atleta. É provável que as tensões da competição exerçam uma influência mais profunda sobre a personalidade da criança, do que acontece quando adultos são expostos a uma atividade competitiva. A possibilidade de que a participação contínua no esporte competitivo possa diminuir o interesse infantil pelo próprio esporte tem preocupado muito os profissionais da área. A personalidade do técnico, se for diferente daquela de figuras de autoridade no passado da criança, também pode influenciar e causar tensão no contexto esportivo.
Segundo vários pesquisadores, os efeitos positivos da prática esportiva na evolução psicológica da criança são:
• Formação e Integração do EU;
• Desenvolvimento da Identidade própria;
• Conquista da Estabilidade;
• Integração social.
Assim sendo, quando as crianças têm a possibilidade de experimentar amplamente durante o jogo as regras sociais e aprender as técnicas, constitui-se um fator essencial para uma adaptação positiva a mais ampla sociedade em sua vida adulta.
Portanto, mais uma vez, entra em questão o equilíbrio: esporte para crianças é extremamente benéfico, porém sem exageros e cobranças!
Texto de : Maria Helena S. Castro
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