Texto de : Daniel Takata
A pesquisa é do ano passado, mas os resultados são interessantes. A Olympikus encomendou uma pesquisa ao Datafolha denominada “O Brasil que Vive o Esporte”. No final do ano passado, foram ouvidos 1542 jovens entre 18 e 35 anos, de 96 municípios.
A pesquisa mostrou alguns resultados interessantes, como 81% dos homens e 55% das mulheres praticam um esporte, com média de 3,3 dias na semana. 83% das pessoas concordam que o esporte é uma forma de vencer medos e ultrapassar limites, enquanto 74% acreditam que é uma alternativa para melhorar a autoestima.
Em relação à natação, os resultados mostram que o esporte está em alta. Entre os homens, é o terceiro esporte predileto, citado por 36% dos entrevistados, atrás somente de futebol (77%) e futsal (40%) – os resultados podem somar mais de 100% porque cada entrevistado podia citar mais de um esporte. Entre as mulheres, a natação também está na terceira posição, com 41%, atrás, de dança (54%) e vôlei (49%).
Sem dúvida os feitos de Michael Phelps, que colocou a natação na mídia como nunca (certa vez alguém disse que “Phelps é o que de melhor apareceu no mercado da natação após o surgimento dos óculos suecos”), o ouro olímpico de Cesar Cielo e as conquistas pan-americanas e internacionais de Thiago Pereira contribuiram para esse cenário. Fizeram a natação ter exposição inédita. Uma coisa puxa a outra, e esperamos que, como terceiro esporte na preferência dos jovens brasileiros, a natação tenha cada vez mais praticantes que possam usufruir de seus benefícios para a saúde e que também, por que não, surjam mais campeões com o aumento do número de praticantes.
Clique no link abaixo e assista ao vídeo "O Brasil que vive o esporte", que explica um pouco mais sobre a pesquisa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário