Após a última seletiva, realizada no último fim de semana em Curitiba, a seleção brasileira para o Campeonato Mundial Junior está definida e oficialmente convocada. E não será uma delegação pequena: são ao todo 32 nadadores que embarcarão para Dubai em agosto. O número chama bastante atenção tendo em vista que o Brasil levou bem menos atletas para os Mundiais da categoria em 2008 e 2011.
Desde a primeira edição do evento que foi no Rio de Janeiro em 2006 (e onde o Brasil pode inscrever dois nadadores em todas as provas), a seleção nacional não tem uma delegação tão grande nas competições júnior. Em Monterrey-2008 foram convocados 20 nadadores e em Lima-2011, 13 atletas. Um detalhe é que o país voltou a ter um representante na prova de 1500m livre após a ausência no Mundial passado (Lucas Kanieski e Felipe Cunha nadaram a distância em 2008). O corintiano Brandonn Almeida disputará a prova, fazendo resurgir a esperança de dias melhores à natação de fundo do Brasil que anda em baixa atualmente.
Já na quadro feminino podemos dizer que houve uma boa evolução em relação ao Mundial Júnior passado quando apenas uma nadadora conseguiu atingir o índice para a competição: a velocista Carolina Bergamaschi. Desta vez serão seis atletas em provas individuais e outras cinco convocadas apenas para os revezamentos. Natalia de Luccas, do Corinthians, e Giovanna Diamante, do Sesi, serão as nadadoras que mais vezes cairão na água: em cinco provas.
O Mundial Júnior é uma excelente competição para os jovens adquirirem experiência e bagagem internacional. Em 2008 estive no Monterrey e acompanhei as então futuras promessas Leonardo de Deus, João de Lucca, Jessica Cavalheiro, Etiene Medeiros e Henrique Rodrigues. Hoje eles já são realidades e disputarão o Campeonato Mundial absoluto em Barcelona. Quem sabe nas águas de Dubai não surjam outras futuras promessas da natação brasileira?
Fonte: swimchannel
Nenhum comentário:
Postar um comentário