O desenvolvimento de um bebê acontece em ritmos diferentes; por exemplo, a idade normal para que ele dê os primeiros passos ou diga as primeiras palavras varia entre nove e onze meses. Esta linha do tempo mostra as capacidades dos bebês até completarem um ano de idade, e foi elaborada para que você tenha uma idéia do que pode acontecer e quando. Repetimos que você não deve esperar que o desenvolvimento do seu filho seja idêntico a essa descrição, pois todas as crianças são diferentes.
Linha do tempo
Nascimento - o bebê gosta mais de olhar para os rostos do que para qualquer outra coisa. Para ele, é mais fácil enxergar objetos em preto e branco do que coloridos.
Duas semanas - Talvez consiga levantar rapidamente a cabeça quando estiver de bruços.
Seis semanas - Começa a apreciar cores primárias e brilhantes.
Dois meses - Consegue pegar objetos intencionalmente e começa a alcançar as coisas e bater nelas sempre que estiver de bruços ou de costas. Passar a chutar com mais força.
Três meses - Aprende a controlar os braços e é capaz de usar um chocalho levinho. Consegue sustentar bem a cabeça. Começa a olhar ao redor quando é carregado, além de balbuciar vários sons, como "gu","da", "ma" e "ka".
Quatro meses - Descobre as próprias mãos e passa a brincar com elas. O controle da cabeça é bem melhor, e o bebê já consegue levantá-la e os ombros, se estiver de bruços. Pode rolar de frente para as costas.
Cinco meses - Descobre os próprios dedos e começa a chupá-los. Consegue levantar a cabeça quando está de costas.
Seis meses - Consegue rolar de costas para a frente. A visão melhora, permitindo que brinque com brinquedos mais complexos. É capaz de pegar objetos em movimento.
Sete meses - Consegue se sentar, e se tiver ajuda, apertar interruptores e colocar cartas na caixa do correio.
Oito meses - Consegue se sentar sem apoio e talvez bata as mãos na bandeja da cadeirinha. Procura objetos quando os deixa cair.
Nove meses - Começa a imitar ações simples, como bater palmas e acenar. Talvez imite sons de animais, como "muuu". Coloca objetos dentro de caixas e depois retira-os. Passa a explorar as coisas com a boca. Desenvolve o movimento de pinça; segura objetos pequenos entre o dedão e o indicador.
Dez meses - Abre os dedos para soltar objetos intencionalmente. Os mais adiantadinhos talvez fiquem de pé.
Onze meses - Aprende a jogar as coisas. Imita ações por exemplo, finge que usa o telefone.
Doze meses - Diz a primeira palavra. Movimenta-se ao redor dos móveis, e talvez dê seus primeiros passos. Faz pequenos rabiscos no papel com giz de cera. Consegue carregar três objetos de uma vez, prendendo um debaixo do braço.
Fonte : Simone Cave e Dra.Caroline Fertleman
Nenhum comentário:
Postar um comentário