quarta-feira, 25 de abril de 2012

Atividade Física e Infância


Por Tathiane Costa
Quantas vezes já ouvimos dizer : Essa criança não cansa? Que Pique!!
Dados de uma recente pesquisa realizada nos EUA na última IHRSA 2011 afirmam que na infância temos comprovadamente 3 vezes mais energia do que na fase adulta.
Entre 6 e 10 anos de idade as crianças tem energia de sobra e precisam de uma válvula de escape para manter-se em equilíbrio.

Cerca de 15 anos atrás as crianças tinham mais oportunidades de vivências motoras, brincavam na rua com os amigos, andavam de skate, bicicleta, patins, subiam em árvores, brincavam de pega-pega, esconde-esconde, alerta, queimada...Diariamente!

Se você é desta época (como eu) certamente se recordará das brincadeiras de rua, da mães nos chamando no final da tarde para tomar banho e jantar. Entrávamos em casa em estado lastimável, suados e extremamente felizes! Depois do banho vinha à sensação de cansaço e depois do jantar o corpo pedia cama!
Esta cena era comum nos lares nos anos 80 e 90.

Com o passar dos anos, muita coisa mudou...O avanço tecnológico e a falta de segurança nas ruas proporcionaram às crianças da nova geração um modelo diferente de lazer, distanciando cada vez mais a atividade física. Atualmente, os jogos eletrônicos, as redes sociais e celulares de última geração prendem a atenção das crianças e as levam ao mundo virtual, onde não é preciso suar para praticar esporte.

Infelizmente o resultado desta evolução é a diminuição da coordenação motora, flexibilidade, agilidade, equilíbrio e força. Capacidades físicas de suma importância para o bem estar do ser humano em qualquer fase da sua vida. A infância é a fase onde devemos e podemos experimentar movimentos e sensações que formarão a nossa bagagem motora.

Entre 2 e 3 anos de idade as crianças devem vivenciar habilidades físicas tais como : rastejar, saltitar (1 pé, com 2 pés), engatinhar para frente e para trás, andar em 4 apoios, já entre 5 e 6 anos elas devem andar em diferentes direções, saltitar, saltar, correr, rolar, girar, escalar, entre 7 e 8 anos devem praticar atividades esportivas que envolvam as habilidades motoras básicas (citadas nas idades anteriores) e a partir daí desenvolver as habilidades específicas da modalidade que pratica, por exemplo : Futebol - drible, passe, chute. Ginástica Artística - estrela, reversão, rolamentos.

Quanto maior a experimentação na infância, maior a bagagem motora na fase adulta. Precisamos resgatar a atividade física na infância, oferecendo às nossas crianças uma vida mais saudável, equilibrada e muito mais feliz!








Tathiane Costa é Gerente da Academia Competition - Unidade Higienopólis e Diretora Operacional da Startmove







Nenhum comentário:

Postar um comentário