Você está pensando em colocar o seu filho na natação ? Além das vantagens da prática esportiva, a atividade também pode salvar vidas. De acordo com pesquisa do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, aulas de natação diminuem o número de afogamentos entre crianças.
Para realizar a pesquisa, os cientistas avaliaram estatísticas de acidentes em diversos estados norte-americanos e entrevistaram famílias de crianças que se afogaram. Na faixa etária de 1 a 4 anos, apenas 2% das que sofreram afogamentos tiveram aulas de natação, contra 26% das que não se afogaram. Para Ruth Brenner, que coordenou o estudo, não é possível calcular a importância das aulas, porém, elas têm um efeito de proteção considerável nessa idade. Já nas crianças mais velhas, a diferença não foi significativa.
Mas mesmo que seu filho saiba nadar como um peixinho, ele não deve ficar sozinho quando entrar na água, seja no mar ou na piscina. " Na pesquisa, muitas das crianças que se afogaram, principalmente no grupo das mais velhas, eram nadadores relativamente "habilidosos", diz Brenner. "Pais e responsáveis que matriculam seus filhos na natação devem saber que somente a prática em si não vai prevenir afogamentos e que até mesmo nadadores profissionais podem se afogar."
Para evitar afogamentos, são necessárias diversas medidas de prevenção. "A principal delas, no entanto, é a vigilância constante de um adulto", diz o pediatra Cid Pinheiro, do Pronto Socorro do Hospital São Luiz.
Fonte : Revista Crescer por Malu Echeverria
Nenhum comentário:
Postar um comentário