domingo, 22 de abril de 2012

Amamentação previne obesidade infantil


Entre todos os benefícios do aleitamento materno, um em especial chama a atenção pela prevenção de uma doença que tem aumentado, cada vez mais, entre as crianças, a obesidade. O bebê que mama exclusivamente até os seis meses fica longe de calorias extras que não tem necessidade nessa fase de desenvolvimento e, consequentemente, não ganha peso além do que deveria. E o benefício se estende para toda a vida da criança: o leite materno tem componentes que ajudam a regular o apetite e o metabolismo. Sem contar que, ao amamentar, a mãe percebe com mais facilidade quando o filho está satisfeito.

Uma pesquisa desenvolvida pelo Hospital Infantil de Boston, nos Estados Unidos, e divulgado no periódico Pediatrics, no começo deste ano, mostra que bebês que começaram a ingerir alimentos sólidos e fórmulas de leite antes dos quatro meses de idade eram seis vezes mais propensos a ser obesos aos 3 anos, se comparados com aqueles amamentadas exclusivamente com leite materno. O estudo envolveu 847 crianças.

Segundo o pediatra Moises Chencinski, uma das queixas mais frequentes dos pais hoje em dia é em relação ao peso dos filhos. “Saímos de um cenário de desnutrição para uma fase de grande oferta de alimentos, mas sem informação adequada – o que leva ainda alguns pais a darem comida para os bebês precocemente”, diz. Muitas mães, que contam com a licença-maternidade de quatro meses apenas, não têm como tirar e armazenar o leite, e acabam oferecendo alimentos sólidos ao filho para complementar a sua alimentação.

Moises também alerta para o fato de que muitos pais não notam que o filho está com sobrepeso, achando-o apenas gordinho. “Vale lembrar que, junto com o sobrepeso, podem vir doenças sérias, como colesterol, diabetes”, afirma o pediatra. Por isso, uma dica é sempre ouvir os conselhos do pediatra. É ele também, que em caso de necessidade do desmame antes dos seis meses, irá recomendar a melhor substituição para garantir a saúde do seu filho. 

Fonte : Revista Crescer (Heloisa Camargo)

Um comentário:

  1. Muito bom o conteúdo do Blog!!! Super atualizado, revelando as maiores tendências do Brasil e do Mundo! Para nós, apaixonados pelo universo kids, este canal de comunicação é uma fonte excelente de conhecimento e sabedoria! Parabéns!!!

    ResponderExcluir