sábado, 28 de abril de 2012

Criança pode virar cambalhota ?

Uma das brincadeiras que fazem parte da infância, a cambalhota traz opiniões diversas entre os especialistas em relação à idade certa para começar a ser feita. Mas todos são unânimes: ela é importante para as crianças.
Para a professora de educação física Suraya Cristina Darido, o principal é que a criança queira fazer a cambalhota espontaneamente e no momento que quiser. "Se ela tem prazer e segurança para o movimento e um ambiente propício e mais macio - seja na grama, no colchonete, na areia -, dificilmente haverá um problema de lesão", diz.
Além disso, afirma, é fundamental que a criança experimente e seja incentivada para essa habilidade. "Como na infância ela está em pleno desenvolvimento motor, quanto mais experiências ela tiver nessa época, mais fácil será depois para ela aprender coisas mais complexas", diz Suraya.
Segundo o pediatra Mauro Borghi (SP), a cambalhota bem realizada e orientada por um profissional não apresenta contra indicações. "No entanto, não é indicado para dois grupos : crianças com hiperelasticidade, que tem frouxidão nos ligamentos e podem não conseguir se sustentar ao virar, ou com síndrome de Down, pela instabilidade cervical", afirma Mauro.
O ortopedista Antonio Egydio de Carvalho faz ressalvas. "Antes de dar a cambalhota, a criança precisa aprender a rolar, assim como andar, saltar e nadar (tudo no tempo certo!), para evitar que sofra fraturas na coluna e clavicula, que comprometam sua qualidade de vida no futuro", diz. Por isso, ele recomenda que a prática aconteça somente após os 4 anos, quando a criança já tem reflexos de defesa para o pescoço.

Fonte: Revista Crescer






Nenhum comentário:

Postar um comentário