sábado, 28 de abril de 2012

Brincar na infância pode influenciar desempenho futuro nos estudos

Brincar com os filhos já é gostoso. E os benefícios vão além da diversão. Um estudo realizado pela Utah State University (EUA) constatou que essa interação pode ter relação direta com o desempenho escolar da criança no futuro.

Foram 15 anos observando 229 crianças de famílias de baixa renda. Os pesquisadores chegaram `a conclusão de que atividades divididas em etapas : jogos que propõem formação de palavras, de figuras e de objetos; passatempos lúdicos relacionados `as experiências da criança e exercícios incentivadores são as categorias de brincadeira que mais influenciam no desempenho dos estudos.

A explicação está no estímulo que as brincadeiras produzem no sistema nervoso. "Após o nascimento, o cérebro ainda está em processo de formação. Assim, essas atividades de diversão potencializam o desenvolvimento cognitivo", explica Marcelo Masruha, professor do setor de neurologia infantil da Unifesp. De acordo com ele, as brincadeiras que têm possibilidades abertas estimulam a criatividade e também contribuem para um bom desempenho escolar. Sabe aquela caixa vazia que seu filho transforma em casa, carrinho ou qualquer outro brinquedo ? É isso! Entram nessa lista os blocos de montar, bola e argolas com cone.

Fonte : Revista Crescer





Um comentário:

  1. Adorei esta matéria! Vai de encontro com o que acredito! Brincar é coisa séria, através das brincadeiras a criança desenvolve suas capacidades cognitivas, resoluções de problemas e aprendem a lidar com regras. Muito bom!!!

    ResponderExcluir