A ginástica artística é um esporte emocionante e belo. Requer de quem a pratica determinação, coragem, graça, domínio do corpo e rapidez de movimentos. O conjunto de exercícios corporais realizados no solo ou com o auxílio de aparelhos é utilizado com objetivos educativos, competitivos, terapêuticos, etc. A prática da ginástica auxilia no aumento da coordenação motora, equilíbrio, agilidade, concentração, ritmo, força e graça. Além disso, requer disciplina e atenção. É uma modalidade que pode ser praticada desde os pequeninos até os mais velhos.
A ginástica pode ser iniciada a partir dos dois anos de idade. Nessa fase, a proposta deve ser extremamente lúdica. As aulas devem ter no máximo 30 minutos de duração, duas vezes por semana, e é preciso levar em conta o nível de concentração infantil. Devem predominar os circuitos, incluindo exercícios de rolamentos, saltos, escaladas, corridas, exercícios de equilíbrio, entre outros. No final da aula, torna-se imprescindível a brincadeira, como por exemplo, a pipoquinha na cama elástica.
A ginástica pode ser iniciada a partir dos dois anos de idade. Nessa fase, a proposta deve ser extremamente lúdica. As aulas devem ter no máximo 30 minutos de duração, duas vezes por semana, e é preciso levar em conta o nível de concentração infantil. Devem predominar os circuitos, incluindo exercícios de rolamentos, saltos, escaladas, corridas, exercícios de equilíbrio, entre outros. No final da aula, torna-se imprescindível a brincadeira, como por exemplo, a pipoquinha na cama elástica.
A partir dos 4 anos, as aulas podem aumentar de duração, mas não devem exceder os 45 minutos. Os circuitos continuam sendo a melhor opção, assim como as brincadeiras no final da aula.
Até os dez anos de idade, ocorre a fase de iniciação. Nessa fase, o objetivo jamais deve ser competitivo e sim lúdico e exploratório. É justamente nessa fase em que a criança começa a ter os primeiros contatos com os aparelhos da ginástica. Ocorre assim, por parte dela, a descoberta do que é a ginástica e o gosto pela modalidade em si. O papel do professor torna-se fundamental na motivação dos alunos.
A fase de treinamento intensivo dessa modalidade começa a partir dos 12 anos, mas, apenas com 15 anos, é que começam os treinamentos de alto nível, onde o atleta deve buscar sua maior autonomia e desenvolver ao máximo sua performance.
Muitos pais me perguntam se é verdade que a ginástica dificulta o crescimento das crianças. Na verdade, não. Isso é um mito que se criou por predominarem atletas de baixa estatura nessa modalidade esportiva. Há muitos anos, quando a Rússia tornou-se uma potência nos esportes, foram lançadas atletas de ponta que utilizavam medicamentos para inibir a menstruação, bem como para retardar o crescimento. E por quê?
Porque, quanto menor e mais leve o atleta é, mais facilmente executa seus movimentos, realizando-os com mais agilidade, graça e leveza. Esse fato fez com que a ginástica ficasse conhecida como o “esporte que não deixa as crianças crescerem”. Mas a ginástica artística não precisa ser praticada apenas por atletas. Ela traz tantos benefícios que deveria ser praticada por todas as crianças na fase escolar, sejam meninas ou meninos.
Aulas de 45 a 60 minutos, realizadas duas a três vezes por semana, não são prejudiciais ao crescimento. Ao contrário, estimulam o desenvolvimento motor da criança de maneira global. No final das contas, dentre tantas crianças praticantes dessa modalidade, poucas se tornarão uma Daiane dos Santos.
Texto: Maria Helena S. Castro
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