domingo, 12 de agosto de 2012

Yane Marques - a marca de um Brasil Olímpico

No último dia dos Jogos Olímpicos, Yane Marques fez história em conquistar a primeira medalha olímpica para o Pentatlo Moderno. Pentatlo Moderno ??? Sim, uma prova combinada onde o atleta soma pontos em cinco modalidades diferentes (esgrima, natação, hipismo, tiro e corrida).

Yane é o retrato do esporte olímpico brasileiro, onde os resultados aparecem devido ao atleta ser extremamente habilidoso (dom) e a um técnico dedicado. Nascida em Afogados da Ingazeira, cidade do sertão de Pernambuco (a 400Km de Recife). 

Mudou-se para o Recife aos 11 anos de idade e começou a nadar no Clube Nautico Capibaribe. Começou no Pentatlo Moderno em 2003 quando seu atual e único técnico, Alexandre França foi transferido pelo Exército para Recife. Na ocasião, Alexandre fundou a Federação de Pentatlo do Recife e Yane foi convidada por Nuno, auxiliar técnico do Nikita Natação, clube onde nadava, para competir Biatlo. A prova selecionaria atletas para integrarem a equipe pernambucana de Pentatlo Moderno.
Yane participou e ganhou a competição e, como combinado, foi convidada a conhecer o Pentatlo Moderno. Yane, nunca tinha atirado, tão pouco jogado esgrima. 

Sem nenhuma experiênca, iniciou as quatro modalidades (esgrima, equitação, tiro e corrida) e se manteve nos treinos da natação. Daí em diante, foi melhorando e se apaixonando cada vez mais pelo esporte.

As perguntas que ficam : "Quando vamos olhar para o nosso esporte de base ?? E quando vamos apresentar novas modalidades para nossas crianças ?? É tão difícil realizar "peneiras", atrás de jovens revelações para novos esportes ??


Nenhum comentário:

Postar um comentário