sexta-feira, 24 de agosto de 2012

A prática esportiva contra a obesidade


Vivemos em um tempo cuja preocupação com a obesidade, seja ela em crianças ou em adultos, é constante. Muitas vezes, sabemos o que fazer para evitar esse quadro, mas fatores da nossa rotina, tais como violência urbana e o sistema de transporte caótico, presentes na vida de moradores de grandes centros urbanos brasileiros como São Paulo, nos impedem de enxergar o que acontece ao redor.
Para os pais preocupados com essas questões, aí vão as conclusões de um trabalho publicado recentemente na revista Pediatrics:
Os pesquisadores envolvidos no estudo “Influence of Sports, Physical Education, and Active Commuting to School on Adolescent Weight Status” entrevistaram 1.718 estudantes do ensino médio de New Hampshire e Vermont para coletar informações que determinassem o nível de participação em atividade física relacionadas à altura e ao peso.
No ano passado, adolescentes que jogavam três ou mais esportes eram 27% menos propensos a ter excesso de peso e tinham 39% menos chances de serem obesos, se comparados àqueles que não fazem qualquer atividade esportiva.
O deslocamento ativo, como andar de bicicleta ou a pé para a escola, não foi relacionado com o fator sobrepeso de forma significativa, mas foi associado com a probabilidade reduzida de obesidade. Aulas de educação física para adolescentes parecem ter pouco impacto sobre o status de peso. O estudo sugere que a alta participação da instituição de ensino nos esportes, que agrega práticas regulares e competições, reduz o excesso de peso e a obesidade, porque envolve a participação moderada a níveis de atividade extenuante.
Os autores do estudo concluem que o aumento das oportunidades para todos os adolescentes, independentemente da capacidade atlética para participar de esportes, deve ser uma prioridade nos esforços de prevenção da obesidade.
Por: Dr. José Luiz Setúbal
Fonte: “Influence of Sports, Physical Education, and Active Commuting to School on Adolescent Weight Status” in the August 2012 issue of Pediatrics (published online July 16)

Nenhum comentário:

Postar um comentário