quinta-feira, 9 de agosto de 2012

O que é Hipotermia ?

Muitas pessoas, me perguntaram ao longo do dia sobre o caso de Hipotermia, sofrida pela nossa atleta Poliana Okimoto.
Portanto, resolvi escrever este post para tirar a dúvida de vários nadadores e treinadores.

Hipotermia é definida quando a temperatura central do corpo humano cai abaixo de 35ºc.
O corpo humano tem um mecanismo próprio de controle da sua temperatura, chamado Mecanismo Termorregulador. Ele envolve centro e vias nervosas e químicas no cérebro, medula espinhal e nervos por todo o corpo, além de receptores especiais de temperatura. Nossa temperatura central deve ser mantida rigorosamente entre 36,5ºc a 37,5ºc. Além desse limite inferior surgem vários sintomas, desde arrepios e tremores, até a morte.

Quando as terminações nervosas detectam uma queda na temperatura, além da sensação subjetiva de frio e arrepios, surgem uma vasoconstrição dos vasos sanguineos principalmente da pele. Por isso, a pele fica fria. Essa é a resposta inicial do corpo, no sentido de diminuir a perda de calor, mantendo a temperatura corporal interna. Quando essa vasoconstriçnao não é eficiente para evitar a queda da temperatura, surgem os tremores.

Os tremores são contrações involuntárias dos músculos esqueléticos, contração essa que gera calor. Se a exposição ao frio ambiental é prolongada, os tremores diminuem ou cessam, surgem alterações mentais e diminui a performance motora. Progressivamente há um colapso do mecanismo termorregulador, inclusive com vasodilatação na pele e consequente perda de calor para o exterior. Assim, fecha-se um ciclo vicioso e o atleta começa a diminuir seu nível de consciencia, as funções vitais se alteram, até a morte. No decorrer desses eventos, podem surgir lesões pelo frio, principalmente nas extremidades.

Vejamos abaixo quais são os principais sinais e sintomas de cada tipo de hipotermia :
* LEVE (35 a 33Cº) - sensação de frio, tremor, diminuição da atividade motora. A pele fica fria, as extremidades mostram tonalidade cinzanta ou cianótica (levemente arroxeado). A vitima mostra sinais de confusã mental. Nessa fase o diagnostico de Hipotermia muitas vezes nem é lembrado, pois o quadro pode sugerir uma exaustão física ou um distúrbio hidro-eletrolitico.

* Moderada (33 a 30ºC) - Os tremores tendem a ir desaparecendo. O atleta começa a ficar muito prostrado, sonolento, quase inconsciente. Há mudança no humor. Algumas vezes pode ocorrer inclusive euforia e perda da auto-crítica. Tudo isso confunde quem examina pois pode parecer que o atleta "deu uma melhorada", mas na realidade está piorando gravemente. A frequência cardíaca fica mais lenta  ou irregular. Fica desorientado, com rigidez muscular, alterações da fala e da memória.

* Grave (menos de 30ºc) - O atleta fica inconsciente e imóvel. As pupilas tendem a dilatar e a frequência cardíaca e respiratória são quase imperceptiveis. A manipulação do atleta deve ser muito delicada, pois ao contrário, podem ser desencadeadas arritmias cardíacas graves. Se não for controlada a situação, a morte é inevitável.

Por : Dr. Clemar Correa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário