segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Águas Abertas - dicas para melhorar o seu desempenho

As provas de águas abertas, crescem ano após ano. Pensando nisso resolvi, citar algumas dicas que poderão ajudar na realização de sua primeira travessia ou melhorar o seu desempenho nas próximas provas :
Utilize a respiração bilateral -  é uma obrigação, você precisa saber respirar com a mesma eficiência para ambos os lados. Respirar para ambos os lados, irá permitir que você equilibre mais o seu corpo e nade melhor em linha reta.

Levantar a cabeça para ver a frente - a maneira mais fácil é de levantar a cabeça para a frente antes de realizar a respiração lateral. Utilize o movimento de olhar para a frente e então respirar para o lado. Respirar com a cabeça para a frente não é sugerida, uma vez que requer mais energia para se levantar a cabeça, além de deixar o nado mais lento.
Quantas vezes é necessário olhar para a frente ? Isso depende da sua capacidade de nadar em linha reta, juntamente com as condições de prova. Inicialmente, tente apenas olhar para a frente a cada 10 braçadas.

Ritmo de braçadas por minuto - todo nadador de águas abertas, deve saber qual é o seu ritmo ideal de braçadas por minuto, para cada distância de prova que irá realizar. Deve-se treinar este ritmo de braçada na piscina durante as sessões de treinamento. Os melhores nadadores de águas abertas do mundo utilizam um ritmo de 70 a 100 braçadas por minuto.
Nade de forma negativa - ou seja tente nadar da forma que a sua segunda metade de prova, seja mais rápida que a primeira. Este é o segredo e a condição dos nadadores que conquistaram medalhas nas provas masculinas e femininas, na última Olimpíada. Procure realizar séries na piscina, que possibilitem esta estratégia durante a prova.

Recuperação da braçada - a recuperação da braçada deve ser realizada com o braço estendido. A recuperação da braçada com o cotovelo alto irá dificultar para você nadar contra marolas e ondas, além de sobrecarregar a região dos ombros e acabar lesionando-os. 
Pontos de referência - antes de realizar uma prova, preste atenção no circuito ou no trajeto e tente determinar outros pontos de referência, que não sejam somente as bóias da organização. Tais como : um prédio, uma arvore, uma pedra, uma tenda, etc.
Toucas e óculos - materiais necessários, tenham sempre mais que um na sua mala de competição.
Siga estas dicas e aproveite a experiência em nadar em águas abertas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário