terça-feira, 14 de agosto de 2012

Clínica de Natação nos Estados Unidos

Coach Neno - primeiro da esqueda para a direita (em pé)
Por : Coach Neno

Bom pessoal , vou contar um pouco da experiência de participar de um Swim Camp nos Estados Unidos, no qual tive o prazer de ir com minha equipe de natação da A.A.B.B - SP ( Associação Atlética Banco do Brasil ). 
Esse Swim Camp foi realizado na cidade de Davie - Florida. Na universidade da NSU onde ela é representada pela equipe Davie Nadadores Swimming Team.
O que seria um swim Camp? 
Piscina - Davie Nadadores Swimming Team
É um treinamento dirigido e personalizado onde você pode realizar 1 semana de treinamento ou até 10 semanas. Vivenciando o treinamento e filosofia americana de  alto rendimento, ou seja a melhor natação do mundo, visto pelos resultados de Londres 2012.
Foi muito gratificante essa vivência, onde pude observar porque a natação americana está bem a frente de todas as nações. Infra estrutura de excelentes qualidades ( piscina, vestiários, matérias de treinamentos, raias blocos de partida) tudo de primeira linha.



Placar eletrônico
Organização de treinamentos, competições de altíssima competitividade em todas as categorias, valorização a todos os atletas com premiações, coisa que não acontece aqui no Brasil, principalmente nas categorias de base.
A valorização que eles dão aos treinadores realmente é impressionante, é tratado como rei... É respeitado por todos,  pais, atletas e funcionários. O treinador está sempre em primeiro lugar. Isso já é uma situação que vejo que estão um passo a nossa frente.



A filosofia é algo muito determinante nos USA, nos treinamentos são extremamente competitivos desde as primeiras idades, passando as crianças o espirito de vencedor ( eu sou vencedor" - I'm winning ), não existe a palavra lose - perdedor. Achei isso fundamental . A criança já cresce e se desenvolve com espirito vencedor.
O legal do Swim Camp é que os treinamentos visam todas as categorias e idades. Iniciação e treinamento de alto rendimento. Treinamento especifico aos atletas master também são realizados. Quem sabe não podemos levar a nossa turma da Competition, para treinamento nos USA ? Seria demais !!




Treino da Tarde
Nossa rotina de treinos nos USA
6:30hs - 7:30hs - café da manhã
8:00hs - 9:00hs - treinamento físico ( pliometria / funcional +escadaria)
9:30hs - 11:30hs - treinamento na água 1 ( treino mais intenso com series de ritmos )
11:30hs - 12:30hs - almoço
12:30hs - 14:15hs - descanso
14:30hs - 15:45hs - sala de aula (áudio visual)
16:00hs - 17:30hs - treinamento água 2 treino ( treino mais técnico e velocidade).
18:30hs - 19:30hs jantar.



uma das sessões de treino
Treinos eram sempre realizados em dois períodos apenas nas quartas e sábados aconteciam apenas um treino, totalizando ao final da semana 10 treinos.
Todas as categorias realizam treinos duplos apenas os master que treinavam em apenas um período os treinos eram às 5:30hs a 7:00hs.
Sobre as competições você pode nadar quantas provas quiser não tem limite, todas competições com eliminatórias e finais para todas as categorias. Só não perca sua prova pois senão terá que pagar 20,00 dólares de multa.
Realmente foi uma vivência sensacional.... Vale a experiência, vamos agitar?


Coaches Inidiani, Neno e Mineiro
Abração a todos
Neno
Treinador Master da Academia Competition.
Treinador da equipe Infantil de Natação da AABB-SP.
Chefe de delegação da Seleção Paulista - ano 2012 troféu Kim Mollo.

2 comentários:

  1. Demias Neno! Parabéns pela experiência! Abraço

    ResponderExcluir
  2. Muito bom Neno! Acredito que experiências deste tipo nos enriquecem para toda a vida! Parabéns!! Você é um profissional exemplar.

    ResponderExcluir