sábado, 6 de outubro de 2012

Obesidade Infantil pode provocar puberdade precoce

O surgimento de mamas ou pelos pubianos em meninas com menos de 8 anos não é normal. Trata-se da puberdade precoce, um problema causado pelo aumento do nível de hormônios sexuais. Existem alguns fatores que podem desencadear isso, entre eles, a obesidade.

O excesso de peso, em qualquer idade, traz resistência à insulina, hormônio que abastece nosso organismo de energia. No entanto, alguns órgãos, como os ovários não apresentam essa resistência. "Quando a menina engorda, os ovários dela vão receber essa carga de insulina aumentada, o que estimulará a maior produção de hormônios e consequentemente a puberdade precoce", diz Amanda Athayde, endocrinologista pediátrica.

A puberdade precoce traz uma série de maleficios à saúde das meninas. Entre eles, o crescimento ósseo desproporcional a idade. "Em alguns casos, a criança pode até crescer repentinamente, mas, na maioria das vezes, a estrutura óssea pára de se desenvolver antes do que deveria, o que vai comprometer a estatura final", afirma a especialista, que alerta que se o quadro de obesidade não for alterado, as meninas ainda correm mais riscos de desenvolver a síndrome dos ovários policísticos e, com isso, ter problemas para engravidar.

Existem tratamentos, tanto para a puberdade precoce, quanto para a síndrome dos ovários policísticos. "A mãe deve procurar um pediatra, que solicitará exames e indicará o tratamento adequado", diz Amanda. Mas a melhor forma de solucionar esses problemas é evitar o ganho excessivo de peso. Uma alimentação saudável aliada à prática de atividades físicas diminui as chances da criança se tornar obesa e ter problemas como colesterol alto e problemas cardíacos na fase adulta.

Fonte: Revista Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário