terça-feira, 2 de outubro de 2012

A cada hora extra em frente à Tv, maior a chance do seu filho ser obeso

A cada hora em frente à TV, maior a chance do seu filho ganhar gordurinhas na região abdominal. É o que mostra uma pesquisa da Universidade de Montreal, no Canadá. Além disso, quanto mais cedo a criança for expostas ao aparelho e mais tempo ficar em frente dele, os riscos também aumentam.
Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores entrevistaram e mediram a região abdominal de 1.314 crianças. Eles constataram que a medida daquelas com 10 anos que assistiram a 18 horas de TV por semana quando tinham 4 anos era 7,6mm maior do que aquelas de mesma idade que gastaram cerca de 14,8 horas vendo seus programas favoritos no mesmo intervalo.
Eles descobriram, ainda, que o tempo em frente à TV tende a aumentar com a idade. Crianças com 2 anos que diziam ver até 8,8 horas de televisão por semana, aos 4 já assistiam quase o dobro, isto é, 14,8 horas nos mesmos sete dias. Cerca de 15% do total de entrevistados já estavam assistindo a 18 horas de televisão por semana - quase três horas diárias.
"Em todo o mundo ocidental tem havido um aumento dramático no peso de adultos e crianças nas últimas décadas. Nosso padrão de vida mudou em favor do mais rápido e mais fácil, e na alimentação não foi diferente", afirmou Linda Pagani, autora da pesquisa, ao jornal britânico Daily Mail. O objetivo da pesquisa é alertar as autoridades sobre os fatores por trás da obesidade.
Além da ingestão de mais alimentos industrializados, fáceis de preparar, mas também mais calóricos, ricos em açúcar, gordura e sódio, as crianças estão cada vez mais sedentárias. Tudo isso, não é novidade, agrava os riscos de doenças cardíacas, cardiovasculares, hipertensão arterial, diabetes e acúmulo de colesterol - típicas de quem possui centímetros extras na cintura.
Texto de Camila Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário