quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Obesidade infantil aumenta risco de enfarte no futuro


O número de crianças com problemas com a balança vem aumentando – e você mesmo já deve ter percebido isso. Os últimos dados divulgados pelo IBGE, de 2009, mostram que, entre 5 e 9 anos, 16,6% das meninas e 11,8% dos meninos estão obesos. Em 1989, a estatística era de 4,1% para os meninos e 2,4% para as meninas nessa faixa etária. Um novo estudo agora reforçou o impacto da obesidade no futuro da criança. Cientistas da Universidade de Oxford, na Inglaterra, constatou que crianças obesas e com sobrepeso têm um risco de 30% a 40% maior de sofrerem um enfarte, na vida adulta, do que aquelas que têm peso normal.

Divulgado na última semana, o levantamento foi baseado em 63 estudos realizados entre os anos de 2000 e 2011. Ao todo, 49.220 crianças e adolescentes, com idades entre 5 e 15 anos, moradores de países desenvolvidos, foram analisados.

A pressão arterial mais elevada, a maior concentração de colesterol e de triglicérides - tipos de gordura que, em níveis elevados, trazem prejuízos à saúde – no sangue são alguns dos fatores que aumentam os riscos cardíacos desse grupo, em relação àquele com IMC normal.

Para o endocrinologista Luiz Eduardo Calliari, coordenador do ambulatório de endócrino pediatria do Hospital São Luiz e professor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, isso acontece porque grande parte das crianças obesas se tornam adultos com sobrepeso, o que aumenta o risco cardiovascular. “O organismo de uma pessoa que é obesa desde a infância fica exposto a elevados níveis de gordura e açúcar por muitos anos, o que piora a situação”, diz.

Por isso, a melhor forma de garantir qualidade de vida para o seu filho agora e no futuro é manter o peso dele em dia. “Os pais não devem se preocupar com a alimentação do filho apenas quando ele estiver com sobrepeso. Essa preocupação deve surgir muito antes”, afirma Calliari, que reforça que, ainda hoje, há quem veja uma criança gordinha como saudável.

Agora, se o seu filho já está com sobrepeso, o primeiro passo é procurar um médico para ajudar você a modificar os hábitos alimentares e a rotina da família toda. “Os exercícios, aliados a uma boa alimentação, promovem uma mudança metabólica e a manutenção do peso”, diz o especialista. Também será fundamental o seu apoio e motivação durante essa mudança na vida da criança.
Fonte : Revista Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário