segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Dia Mundial de Lavar as mãos

O desafio do Dia Mundial de Lavar as Mãos é transformar este ato em um comportamento automático que deve ser realizado nas escolas, comunidades e nas casas de todo o mundo. A grande mudança da atitude de higienização das mãos é fundamental para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio em reduzir as mortes entre crianças menores de cinco anos em dois terços até 2015.
Iniciado em 2008, o Dia Mundial de Lavar as Mãos é endossado por uma grande variedade de governos, instituições internacionais, organizações da sociedade civil, ONGs, empresas privadas e pessoas que abraçaram a causa.
É muito importante orientarmos nossas crianças sobre a importância de lavar as mãos. Agindo assim, evitamos a propagação de micro-organismos que ocasionam várias doenças.
A boa lavagem das mãos é a primeira linha de defesa contra a propagação de várias doenças, desde as mais simples, como o resfriado; as mais graves, como Influenza, Meningite, Hepatite A, Bronquiolite; e os mais variados tipos de diarreia infecciosa.
Os estudos mostram que, se o hábito de lavar as mãos das crianças de até cinco anos fosse seguido à risca, cerca de seis mil mortes poderiam ser evitadas por ano no Brasil, 23% delas causadas por diarreia.
Embora as crianças nem sempre nos ouçam quando dizemos para que lavem as mãos, é importante que sejamos persistentes, pois o ato é a melhor maneira de evitar que os micro-organismos se espalhem e que as nossas crianças fiquem doentes.
Lavar as mãos com água e sabão deve ser um hábito de todas as horas. Antes de comer, depois de ir ao banheiro, depois de brincar e sempre que você se lembrar.
Mãos limpas significam muito mais saúde para você.
Por Regina Ruivo Bertrand, Supervisora SCI do Hospital Infantil Sabará

Nenhum comentário:

Postar um comentário