sexta-feira, 26 de julho de 2013

Preview das provas de 25Km

As provas de 25 km encerram amanhã as maratonas aquáticas no Mundial de Barcelona. Terão início as 3h (masculino) e 3h15 (feminino) da madrugada, horário de Brasília (8h e 8h15 em Barcelona). Estão em jogo não só as medalhas, mas também o troféu que a FINA dará para o melhor país no quadro de pontos das águas abertas. Com as excelentes performances de Ana Marcela Cunha, Poliana Okimoto, Alaln do Carmo e Samuel de Bona, o Brasil lidera a pontuação (92 pontos), à frente da Alemanha (78), e tem a chance de sair de Barcelona consagrado como campeão do mundo de maratonas aquáticas.
O número de competidores nos 25 km é consideravelmente mais baixo do que nas outras provas, especialmente em comparação aos 10 km, que é a prova olímpica das águas abertas. No feminino, haverá 22 atletas, e no masculino, 35. Nas outras provas individuais, cerca de 60 nadadores competiram, em cada sexo. O que é compreensível. Não são todos que encaram uma prova de mais de cinco horas de duração. E muitos já estão cansados após terem encarado os 5 km, 10 km e a prova de equipes. Na verdade, somente um nadador competiu as três provas e também enfrentará os 25 km: o alemão Thomas Lurz.
Feminino
Se existe uma favorita na prova feminina, ela é brasileira. Ana Marcela Cunha venceu a prova no Mundial de Xangai-2011, superando a frustração de ter terminado na 11ª posição nos 10 km e com isso não ter conseguido vaga para a Olimpíada de Londres. Ela é a típica nadadora de longas distâncias, “quanto mais metragem melhor”, a ponto de considerar os 400m livre em piscina uma prova de velocidade e de achar que a prova de 5 km é muito curta para ela desenvolver todo seu potencial. Tendo se apresentado em excelente forma em Barcelona, com um bronze nos 5 km e uma prata nos 10 km, é a mais cotada para o ouro. 
Em Mundiais de Esportes Aquáticos, ela pode ser a segunda a conquistar um bicampeonato consecutivo na prova (a holandesa Edith van Dijk venceu em 2003 e 2005). Mas ela terá a concorrência de outra nadadora que também busca o segundo título: a alemã Angela Maurer, campeã em 2009. Maurer competará 38 anos no dia da prova e não pode esperar por um presente melhor que a medalha de ouro. Apesar da idade, continua em grande forma e foi bronze na prova de 10 km. Ela tem quatro medalhas na prova, igualada com van Dijk, e pode se tornar a mais condecorada. É a atual vice-campeã mundial. Ana Marcela busca igualar um feito também alcançado por van Dijk, em 2005: medalhas em provas de todas as distâncias no Mundial de águas abertas.
Outras favoritas
Martina Grimaldi e Alice Franco (ITA)
Christine Jennings e Eva Fabian (USA)
Margarita Dominguez Cabezas (ESP)
Masculino
O destaque da prova masculina é o super-homem das águas abertas, Thomas Lurz. O alemão já foi medalhista nos 5 km, 10 km e na prova de equipes. Será a primeira vez que ele nadará todas as provas em um Mundial. Na verdade, será a primeira vez que ele nadará os 25 km. Mas não podemos duvidar de nada. Aos 33 anos, está nadando cada vez melhor. Tanto que também foi a primeira vez que nadou a prova de equipes, e conquistou logo o ouro. É o maior medalhista da história dos Mundiais em águas abertas, com 14, e pode aumentar ainda mais sua coleção.
Outros favoritos
Allan do Carmo (BRA)
Vladimir Dyatchin (RUS)
Richard Weinberger (CAN)
Spryridon Gianniotis (GRE)
Valerio Cleri (ITA)
Alex Meyer (USA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário