A FINA aprovou hoje em decisão do Congresso Técnico a implementação do acessório que ajuda os atletas no momento de saída do nado costas. O implemento desenvolvido pela Omega foi uma solicitação inicial da Comissão de Atletas da FINA, especialmente Aaron Peirsol que pediu uma equiparação de condições já que os atletas que saem do bloco ganharam em 2008 a parte traseira conhecida como “fins”.
O artefato vai ajudar os atletas de costas significativamente e evitar os problemas do uso (ilegal) de parafina nas placas e até mesmo de um spray que alguns passavam nos pés aumentando o agarre na saída.
Regras aprovadas neste Congresso são válidas para o quadriênio 2014-2017, mas já devem começar a valer nas competições internacionais a partir do dia 25 de setembro.
O artefato foi testado no Troféu Maria Lenk em abril e os atletas que testaram o mesmo aprovaram a sua introdução. Resta saber agora quando a Omega irá disponibilizar o mesmo a nível mundial. Lembrando que também foi a Omega que desenvolveu os primeiros “fins” para os blocos de partida sendo que vários genéricos já são comercializados espalhados pelo mundo.
Fonte:bestswimming
Nenhum comentário:
Postar um comentário