domingo, 24 de março de 2013

WABC Brasil 2013 - último dia

Neste domingo, aconteceu o terceiro e último dia do 5º Congresso Brasileiro de Natação Infantil. O dia começou com a palestra de Rafaele Madormo (um dos organizadores do evento), que mostrou uma pesquisa realizada na Austrália, entre os anos de 2009 a 2012, denominada Early Years Swimming. 

Esta pesquisa buscou responder a seguinte questão : Se existem e quais são os benefícios físicos, emocionais, sociais e intelectuais em aprender a nadar antes dos 5 anos.
A pesquisa ainda em conclusão, já apresenta alguns resultados bem interessantes como por exemplo :

A) As crianças que "nadam", estão tendo uma melhor performance em relação as crianças "não nadadoras", em outras áreas, como por exemplo : elas conseguem contar até dez muito mais cedo do que as outras crianças.

B) A Escola de Natação que a criança frequenta tem uma influência importante.

Outra palestra de destaque foi da psicomotricista Camila Cristina que falou sobre a Estrutura Filogenética do Movimento. Ela brilhantemente, traçou um paralelo entre as atividades desenvolvidas dentro d'água com as atividades desenvolvidas fora d'água.

E o meu último destaque do dia vai para a Prof. Lana Whitehead, que falou sobre o Movimento como chave para o aprendizado precoce. Ela pode mostrar a contribuição do movimento para o desenvolvimento da postura, equiíbrio, dos padrões motores, da visão, da audição, linguagem e memória.

Vale lembrar, que a Prof. Lana é proprietária da Escola de Natação SwimKidz, onde além da natação oferece aulas de Ginástica Artística.
Nos próximos dias, iremos falar um pouco mais destas palestras.
Fica aqui, um convite, para quem não pode participar desta edição, não perca o 6º encontro em 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário