quarta-feira, 27 de março de 2013

A comida orgânica é melhor para o bebê ?

Na atualidade, a busca por alimentos saudáveis é uma preocupação de pais e cuidadores, mas será que os alimentos orgânicos são mais saudáveis e nutritivos?
Os alimentos orgânicos são produzidos sem os pesticidas convencionais, fertilizantes químicos, antibióticos ou hormônios de crescimento. A alimentação do bebê preparada com ingredientes orgânicos pode limitar a exposição dele a essas substâncias.
Produtores convencionais usam pesticidas para proteger as colheitas de fungos, insetos e doenças. Quando os agricultores pulverizam pesticidas, os resíduos dos produtos podem impregnar as plantações. Já os produtos orgânicos carregam resíduos de pesticidas significativamente menores em comparação ao produto convencional.
Algumas pessoas podem comprar alimentos orgânicos para limitar a exposição das crianças a esses resíduos – uma vez que elas podem ser mais suscetíveis de se prejudicar por causa dos pesticidas, muito mais que os adultos. No entanto, na maioria dos resíduos de produtos, tanto orgânicos e não orgânicos, não excedem os limites de segurança definidas pelo governo.
Geralmente, a pesquisa não mostrou se os alimentos orgânicos são mais nutritivos aos alimentos não orgânicos. O Departamento de Agricultura dos EUA não dá nenhuma garantia que as versões orgânicas são mais seguras ou mais nutritivas que as versões não orgânicas.
Alguns pais preferem os alimentos orgânicos porque é ambientalmente amigável. Outros acham que a comida orgânica para o bebê simplesmente tem um gosto melhor. Porém, o mais importante é uma dieta equilibrada. Oferecer alimentos saudáveis à criança desde o início, orgânicos ou não, definirá o cenário para uma alimentação saudável.
Fonte: Jay L. Hoecker, M.D. | Mayo Clinic

Nenhum comentário:

Postar um comentário