terça-feira, 26 de março de 2013

Passos para manter a criança saudável e segura

1- Desenvolvimento físico
O crescimento físico afeta o corpo da criança em taxas de idade diferentes. Em última análise, isso acontece entre os 16 e 18 anos.
2- Nutrição e alimentação
Necessidades nutricionais de uma criança variam conforme ele ou ela cresce e se desenvolve. Mas, a partir de bons hábitos alimentares na infância, isso definirá padrões para uma alimentação saudável para a vida toda.
3- Assistência odontológica
Boa higiene oral deve começar quando o seu filho é um bebê e deve continuar durante toda a infância. As crianças necessitam do primeiro exame dental a partir do primeiro aniversário.
4- Audição, fala e linguagem
Crianças desenvolvem a fala, a linguagem e as habilidades auditivas em diferentes idades. Converse com a criança e, se você suspeitar que ela não desenvolveu a fala e as habilidades de linguagem de maneira correta, procure o pediatra.
5- Cuidados com a visão
Até 20% das crianças têm algum tipo de problema de visão. Elas podem ser hipermetropia ou miopia. Algumas têm astigmatismo, estrabismo ou olho preguiçoso (ambliopia).
6- Segurança e lesões nos esportes
Esportes são uma ótima maneira de incentivar as crianças a terem uma atividade física regular. Porém, para evitar ferimentos, certifique-se de usar equipamento de segurança adequado.
7- Atividades e exercícios
Crianças não têm que praticar esportes competitivos para ficarem em forma. Elas precisam de exercício regular, vigoroso e, de preferência, centrado naquilo que gostam.
8- Sobre o sono
As crianças precisam dormir. Sem o descanso adequado, elas podem achar que é difícil de resolver problemas e memorizar as lições, o que pode diminuir os graus de autoestima.
9- Segurança e prevenção de lesão
Mantenha as crianças seguras em casa, em um jogo e em movimento. Tenha um “à prova de criança” no lar e compre brinquedos apropriados à idade. Não se esqueça de sempre afivelar o assento de segurança no carro.
Por: Dr. José Luiz Setúbal

Nenhum comentário:

Postar um comentário