terça-feira, 26 de março de 2013

ISR - não recomendo

Por : Instituto da Natação Infantil Brasileira (INATI)

Desde de 2008 circula pela internet um comercial da ISR mostrando um bebê que cai na piscina e fica boiando até o momento que é resgatado por um adulto. Este é um vídeo promocional e mostra apenas a visão de quem vende o método. 
São de 4 a 6 semanas com aulas de de 10 a 15 minutos fazendo com que o bebê aprenda a flutuação dorsal, não importando os sentimentos da criança. Já assistimos aulas ao vivo do método e, normalmente, as crianças choram e saem absolutamente exaustas de cada sessão. Sem dúvida, que o método acaba sendo aprendido pela criança se os pais conseguirem aguentar o sofrimento desse período, mas a que custo? 
Prevenção de afogamentos envolve outros aspectos, como supervisão constante das crianças, barreiras de proteção, etc. (Entre na página do SAFER3.org para saber mais).
Se a criança pudesse opinar, dificilmente iria querer participar. Esse método tem mais de 40 anos e cada vez mais cresce a rejeição a ele, particularmente, nos Estados Unidos. 
Na Flórida existe uma escola de natação que tem um programa apenas para retirar o trauma de crianças que passaram por esse método e não se adaptaram; e não são poucas. Apesar do criador do método ser um psicólogo, existe uma corrente de outros psicólogos falando dos problemas psicológicos que podem estar sendo gerados às crianças, em função do stress causado nas aulas e que serão conhecidos apenas no futuro. 
Somos contrários ao método, mas acreditamos que todos tenham o direito a ter sua opinião, favorável ou contrária, mas para isso busquem conhecer todos os aspectos e não fiquem apenas com a visão de uma propaganda. No vídeo que estamos postando é mostrada a primeira aula e como a criança reage.


Opinião do Blog :
Um belo texto extraído do facebook do INATI; concordo em todos os aspectos levantados pelo INATI, e digo mais este método como menciona o texto já completou quarenta anos e serve de exemplo para todos os profissionais, que o mundo, as técnicas e as pessoas mudam....portanto não se acomode e busque sempre quebrar paradigmas, caminhe ao encontro da inovação e do sucesso...
Segue abaixo o link de mais um vídeo que mostra o método e um sobre a propaganda citada ao longo do texto :
Propaganda citada no texto

Nenhum comentário:

Postar um comentário