Estudo mostra que jovens mais excluídos dos grupos sociais optam por atividades mais sedentárias.
Em um pequeno e curioso estudo publicado na Pediatrics de março de 2012, "The Effect of Simulated Ostracism on Physical Activity Behavior in Children," mostra jovens entre 8 e 12 anos que ficam no ostracismo durante uma atividade, têm tendência a escolher atividades sedentárias e isto pode acabar levando à obesidade.
O estudo foi feito com videogames e os jovens eram induzidos a acreditar que estavam jogando online com outros jovens, mas na verdade, eles estavam jogando com o computador. A máquina fazia com que eles participassem mais ou menos do jogo aleatóriamente. Depois do jogo, eles iam para um local onde poderiam escolher a atividade que queriam : mais sedentária ou mais ativa.
Como observação, os pesquisadores constataram que os jovens que foram deixados no ostracismo durante o jogo, invariavelmente escolhiam atividades mais sedentárias.
Os autores do estudo concluem que os resultados fornecem evidência causal de que o ostracismo pode reforçar comportamentos que levam à obesidade em crianças, a se verificar em outros estudos.
Enquanto isso, incentive seu filho a fazer atividades físicas que ele goste e a participar de atividades coletivas, pois assim poderá se beneficiar das coisas sadias dos esportes.
Por Dr. José Luiz Setúbal
Nenhum comentário:
Postar um comentário