Vinte minutos de atividades físicas diária. Pode parecer pouco, mas é tempo suficiente para reduzir o risco de uma criança obesa desenvolver diabetes tipo 2. É o que indica um estudo realizado por pesquisadores da Universidade da Georgia, nos Estados Unidos. Eles reuniram 222 crianças obesas e sedentárias, com idades entre 7 e 11 anos, e as dividiram em três grupos. O primeiro foi estimulado a praticar 40 minutos de atividades físicas durante cinco dias por semana. O segundo, 20 minutos, durante o mesmo período. O último manteve o estilo de vida sedentário.
Ele foram monitorados por três meses. O primeiro grupo apresentou uma redução de 22% a resistência à insulina, hormônio responsável pela redução da taxa de glicose no sangue - fator que pode levar à diabetes. O segundo grupo, 18%. O terceiro grupo não teve nenhuma melhora já que manteve o mesmo estilo de vida. Após interpretar o resultado da pesquisa, os cientistas chegaram à conclusão que o tempo de duração da atividade física faz diferença, mas ela não é tão grande quanto se imaginava.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que as crianças façam pelo menos uma hora de atividade física todos os dias. "Todo movimento corporal é considerado uma atividade : brincar ao ar livre, andar de bicicleta, passear com o cachorro, tudo isso traz benefícios à saúde das crianças, obesas ou não. O importante é não ficar parado na frente da TV ou do computador", diz o pediatra Mario Maia Bracco, da Universidade federal de São Paulo e coordenador do Agita São Paulo - evento anual que estimula a prática de atividade física na capital paulistana.
Fonte : Revista Crescer (Nadia Mariano)
Nenhum comentário:
Postar um comentário