segunda-feira, 10 de junho de 2013

O mais jovem nadador profissional americano

Michael Andrew, 14 anos recém completados em abril passado, se tornou neste final de semana no mais jovem nadador profissional da história dos Estados Unidos.
A notícia está bombando em todos os websites e blogs da natação americana na decisão dos pais Peter e Tina Andrew gerando grande controvérsia nas redes sociais. O pai e treinador pessoal de Michael, foi nadador de alto nível na África do Sul enquanto que a mãe participou de eventos de luta, conhecido como Gladiadores .
Michael Andrew é um talentoso jovem nadador de 1,93 de altura com 80 quillos e que já quebrou 32 recordes nacionais de diferentes categorias nos Estados Unidos. Destes 32 recordes, 11 ainda estão em vigor fazendo dele no maior nadador de categoria inferior da história americana. O último recorde de Michael Andrew foi nos 50 livre neste final de semana marcadno 23:47 para a categoria 13-14 anos.
A decisão de se tornar profissional elimina a possibilidade de Michael Andrew nadar em high school e no sistema universitário do NCAA. O primeiro contrato assinado foi com a empresa de suplementos P2Life.
Michael treina no quintal da sua casa. Uma piscina coberta de 25 jardas com duas raias especialmente construída para atender a seu programa específico orientado pelo pai.  Um treinamento intenso e de alta qualidade, conforme o próprio pai e treinador faz questão de mencionar.
Para os padrões brasileiros, o fato representa muito pouco. Afinal, temos nadadores infantis recebendo ajuda de custo sem qualquer alarde. A diferença é que nos Estados Unidos o sistema é bem diferente. O fato do jovem nadador não poder usufruir de nadar pelo sistema escolar e universitário, elimina grande possibilidade de desenvolvimento como atleta.
Michael Phelps também se profissionalizou cedo. Ele tinha 15 anos, poucos meses antes de completar 16 anos, entretanto, Michael já era olímpico e recordista mundial quando se tornou pro.
A prematura profissionalização de Michael Andrew recebeu muito mais críticas do que elogios. Diversos treinadores universitários inclusive se manifestaram através do Twitter indicando suas opiniões quase todas contrárias a decisão.
Fonte: bestswimming

Nenhum comentário:

Postar um comentário