Preparar a refeição com todo o carinho, chamar o filho para comer, mantê-lo sentado à mesa com os demais para fazer uma refeição em família. Parece fácil, mas, na prática, a hora de comer pode se transformar em uma batalha. Para vencer essa luta, pais e mães acabam lançando mão de alguns artifícios que até parecem resolver no momento, mas se tornam um problema no futuro.
Veja quais são as situações em que os pais mais se atrapalham na hora de alimentar os filhos.
1- Pressionar os filhos a comer mais
Um estudo realizado pela Universidade de Stanford com 62 famílias, que tinham filhos de 2 a 4 anos com alto risco de obesidade, revelou que diminuir a pressão na hora de comer reduz também o risco de obesidade entre as crianças.
2- Inventar apelidos ou camuflar vegetais
Pode ser eficiente a curto prazo, mas à medida em que a criança cresce, ficará mais difícil driblá-la e ela passara a se negar a comer os alimentos.
3- Mandar as crianças para fora da cozinha enquanto você prepara a refeição
Especialistas afirmam que cozinhar junto com o filho pode ajudar a mudar os hábitos alimentares dele e até estimulá-lo a consumir mais verduras e legumes.
4- Deixar as guloseimas longe das crianças e oferecê-las como recompensa
Você sabe bem que criança adora tudo que é proibido e também gosta de brincar de caça ao tesouro, então, esconder doces e guloseimas pode ser um estímulo.
5- Oferecer verduras e legumes sem graça
6- Desistir rápido demais ao oferecer um novo alimento
Pense no milho. Ele pode ser apresentado em diferentes forma: na salada, cozido, refogado, como bolinho, creme, suco e até bolo. Este é o exemplo que você precisa seguir em casa antes de dizer que seu filho não gosta mesmo de determinado alimento.
Fonte: Harriet Worobey, nutricionista e professora da Universidade Rutgers
Nenhum comentário:
Postar um comentário