domingo, 16 de dezembro de 2012

Os distúrbios do sono na infância

Distúrbios do sono, incluindo a Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS), são comuns em crianças e podem resultar em problemas de saúde significativos se não for tratada.
Em uma diretriz de prática clínica, a matéria Diagnóstico e Tratamento da Apneia Obstrutiva do Sono, publicada na edição de setembro da revista Pediatrics, fez aAcademia Americana de Pediatria (AAP) recomendar que todas as crianças ou adolescentes que roncam regularmente façam uma triagem para verificar se há SAOS.
Os sintomas podem incluir dificuldade para respirar durante o sono, o sono perturbado com suspiros frequentes, roncos ou pausa na respiração e, durante o dia, problemas de aprendizagem (por sonolência ou cansaço). É importante para as crianças que apresentam os sinais de SAOS um diagnóstico completo por meio de estudo do sono em laboratório.
Se não tratada, a SAOS pode resultar em problemas, como questões de comportamento, problemas cardiovasculares, crescimento deficitário e atrasos no desenvolvimento.
Os tratamentos estão disponíveis e podem resultar em melhorias significativas nessas complicações:
1. Adenoamigdalectomia é eficaz no tratamento da SAOS e é recomendada como primeira linha de tratamento quando necessário;
2. Obesidade pode ser um fator de risco, assim os médicos podem recomendar a perda de peso, além de outras terapias em sobrepeso ou crianças obesas.
Por Dr. José Luiz Setúbal

Nenhum comentário:

Postar um comentário