quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

O senso de humor dos bebês


Os bebês podem desenvolver um senso de humor por causa da reação dos pais a situações engraçadas, conforme estudo apresentado na Sociedade Britânica de Psicologia.
Os pesquisadores monitoraram 30 bebês de seis meses em suas casas e, depois, aos 12 meses de idade. Eles estudaram como eles viam seus pais reagirem a dois eventos comuns, tais como a leitura de um livro e olhar para uma bola de espuma. O pesquisador inseria, posteriormente, eventos mais absurdos, como deixar o livro sobre a cabeça, colocar a bola de espuma no nariz e fazer onomatopeias como “Beep Beep!”. Os pais foram orientados a apontar e rir ou apenas olhar sem expressão para os filhos.
No momento em que cada bebê tinha 1 ano de idade, ele ou ela riu com os acontecimentos absurdos, mesmo que seus pais tivessem permanecido impassíveis.
Ao prestar atenção ao evento absurdo e como os outros reagem aos seis meses de idade, os bebês são capazes de desenvolver o senso de humor que eles terão com 12 meses, diz o estudo. “Nossas descobertas sugerem que, com seis meses de idade, os pequenos começam a ver os pais como uma fonte de informação emocional”, afirma a autora Gina Mireault.
“O humor pode parecer um assunto frívolo, mas fornece um veículo para o desenvolvimento infantil. Neste caso, o desenvolvimento de referência social”, ela completou.
Por Dr. José Luiz Setúbal
Fonte: Daily Briefing  by Advisory Board (Preidt, HealthDay, 9/6)

Nenhum comentário:

Postar um comentário