domingo, 9 de dezembro de 2012

Alimentos Orgânicos para Crianças

No mundo atual, cada vez mais as pessoas dos grandes centros urbanos se alimentam ou de produtos industrializados ou cultivados e criados em grandes fazendas industriais. Sempre nos questionamos sobre a qualidade desses alimentos para nós e para nossas famílias, principalmente para crianças.
No relatório da Academia Americana de Pediatria, mostrado no Congresso de outubro de 2012 em New Orleans, onde estivemos presentes, cita-se uma menor quantidade de pesticidas em produtos orgânicos e um risco potencialmente menor de exposição às bactérias resistentes aos medicamentos. O documento diz que o mais importante para as crianças é comer uma grande variedade de produtos, seja convencional ou orgânico.
Os pais sabem que é importante para as crianças uma alimentação com grande variedade de frutas e vegetais, produtos de baixo teor de gordura e cereais integrais. Mas é menos claro se vale a pena gastar o dinheiro extra em alimentos orgânicose se isto vai trazer um benefício significativo para a saúde de seus filhos.
Para oferecer orientação aos pais – e os pediatras que cuidam da saúde de seus filhos – a Academia Americana de Pediatria (AAP) realizou uma ampla análise das evidências científicas em torno de produtos orgânicos, produtos lácteos e carne.
A conclusão é variada: enquanto alimentos orgânicos têm as mesmas vitaminas, minerais, antioxidantes, proteínas, lipídios e outros nutrientes como alimentos convencionais, eles também têm níveis mais baixos de pesticidas. Animais criados organicamente são menos suscetíveis à contaminação por meio de bactérias resistentes aos medicamentos, porque as regras da agricultura biológica proíbe o uso não-terapêutico de antibióticos.
No entanto, em longo prazo, não há atualmente nenhuma evidência direta de que um consumo de dieta orgânica leva à melhoria da saúde ou menor risco de doenças. No entanto, não há grandes estudos em humanos realizados que abordam especificamente essa questão.
O mais importante é que as crianças tenham uma dieta saudável, rica em frutas, vegetais, grãos integrais e laticínios com pouca gordura ou sem gordura, independente de serem alimentos convencionais ou orgânicos. Esse tipo de dieta traz benefícios comprovados à saúde.
Muitas famílias têm um orçamento limitado e nós não orientamos que elas escolham consumir quantidades menores de alimentos orgânicos mais caros e, portanto, reduzir o consumo geral de alimentos saudáveis ​​como produtos.
Por Dr. José Luiz Setúbal

Nenhum comentário:

Postar um comentário