sábado, 29 de dezembro de 2012

10 formas de aproveitar o verão com a família

A chegada do verão marca o período de férias e também de mudanças climáticas que podem afetar nossa rotina. Para aproveitar essa época do ano tranquilamente e sem descuidar da saúde, nós montamos uma lista com 10 dicas especiais para você aproveitar a estação, sem deixar de se divertir e mantendo hábitos saudáveis:

1 – Alimente-se bem: caminhada, corrida, mergulho, natação e surf são atividades que colaboram bastante para o gasto de energia, por isso é importante se alimentar bem antes de realizá-las. O carboidrato é um bom aliado para fornecer a energia necessária para esse tipo de exercício. Produtos com carboidratos com farinha 100% integral, como pães, liberam energia mais lentamente o que evita a queima da massa muscular durante essas atividades.

2 – Hidrate-se: Para que o organismo funcione da maneira correta são necessários de 6 a 8 copos de água por dia. No verão, esse consumo é ainda mais importante, pois as altas temperaturas aumentam a perda de água através do suor. A sede é um sinal da desidratação, por isso é importante evitar essa sensação, mantenha uma garrafinha de água sempre por perto e aumente também a ingestão de chás gelados, sucos naturais e água de coco.

3 - Reúna os amigos e a família: Dar preferência a aperitivos mais saudáveis para receber as visitas pode ser uma boa pedida nos dias quentes. Sucos naturais refrescantes podem ser acompanhados por canapés frios com base de pães integrais e diversas combinações de recheios como queijo cremoso light, maionese industrializada, ricota, queijo branco, peito de peru, carpaccio de salmão e atum.

4 - Moderação: com o calor é muito comum passar o final de tarde no bar ou na praia com os amigos, mas é importante evitar ou consumir com moderação as bebidas alcoólicas que são bastante calóricas e, normalmente, são acompanhados por petiscos, podendo levar a um consumo excessivo de calorias.

5 - Conservação dos alimentos: É muito importante armazenar da maneira correta os alimentos, principalmente aqueles à base de leite, gordura, ovos, frutos do mar e pescados. O calor aumenta a proliferação de bactérias que causam intoxicação alimentar e, por isso, estes alimentos necessitam de refrigeração adequada. Preste bastante atenção e evite comer em locais sem condições de higiene adequadas.

6 - Faça trocas inteligentes: Alimentos ricos em carboidratos devem fazer parte da dieta e uma maneira mais saudável de aumentar a ingestão é consumir os produtos na versão integral. Pães, massas, bolos e torradas integrais aumentam a ingestão de fibras e aumentam a saciedade. Outra boa dica de substituição é trocar os sorvetes de creme e chocolate por sorvetes com sabores de frutas ou até mesmo pelos picolés. Além disso, pode ser interessante trocá-los por uma saborosa salada de frutas.

7 - Coma menos e mais vezes durante o dia: Durante o dia, devem ser feitas pelo menos três refeições (café da manhã, almoço e jantar) e entre elas realizar pequenos lanches, evitando ficar mais de 3 ou 4 horas sem comer. É importante não pular nenhuma dessas refeições, pois o hábito de comer mais vezes durante o dia e em menores quantidades ajuda o organismo a funcionar melhor, ajuda a evitar picos de fome e consequentemente a ingestão exagerada de alimentos e o ganho de peso. Boas dicas para os lanches são as frutas e algumas nozes e castanhas ou um pão integral com queijo, requeijão light e peito de peru.

8 – Não pule o café da manhã: Esta refeição é muito importante para começar bem o dia. Nas férias de verão, é normal passar muito tempo fora de casa. Por isso, essa refeição deve ser equilibrada e garantir que a fome não esteja muito grande na hora do almoço. Não se deve pular essa refeição. Algumas opções interessantes para este momento do dia são cereais, frutas, iogurte, leite, pão integral, queijo branco e creme vegetal.

9 – Aposte no Sanduíche Natural: como lanche entre às refeições ou até mesmo no jantar, o sanduíche é uma opção nutritiva e que pode agradar todos os gostos pela grande quantidade de componentes que podem fazer parte dessa preparação. Seja criativo e combine ingredientes saudáveis de sua preferencia, uma opção é combinar maionese com atum para fazer um patê saboroso para colocar como recheio no pão integral.

10 – Leve a lancheira: Escolher os lanches em casa e levá-los na bolsa ou em sacolas térmicas pode ajudar a evitar cair nas tentações que ambientes como a praia oferecem. Assim, é possível evitar comer frituras e petiscos gordurosos e consumir alimentos mais saudáveis como frutas, água, barra de cereais e sucos naturais.
Fonte: Revista Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário