segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Musculação para Crianças e Adolescentes ??

Existe um artigo da Revista Veja sobre o assunto, que aborda um artigo da Revista Paulista de Pediatria, da Sociedade de Pediatria de São Paulo e fala sobre o que os pais devem saber sobre a prática esportiva, sem prejuízo do crescimento e da saúde do pequeno.

Abaixo, destaco os principais pontos dos pesquisadores :

1. "O exercício físico deve ser de leve a moderado. De forma geral, ele estimula o crescimento e deve ser incentivado. A atividade física extenuante, principalmente quando associada à restrição na dieta, afeta o crescimento, o desenvolvimento do adolescente na fase de puberdade, a função reprodutiva e a mineralização óssea. O treinamento de alto rendimento deveria acontecer somente para os adolescentes mais velhos, que já apresentam estágio de maturação óssea finalizado.

2. Quanto à prática de musculação por crianças e no início da adolescência, algumas pesquisas a consideram prejudicial. Outra, porém, sustentam que ela pode ser benéfica, desde que seja bem supervisionada. Aqueles que são contrários a este tipo de exercício alertam sobre o potencial risco de lesão da cartilagem de crescimento e de fechamento precoce dessas estruturas, como resultado de sobrecarga excessiva. Isto é particularmente importante em crianças com baixa estatura que, na tentativa de compensar a baixa altura com o aumento da massa muscular, podem prejudicar ainda mais seu potencial de crescimento.

O efeito benéfico e seguro da musculação em crianças se observa em programas experimentais que utilizam pesos com a supervisão de instrutores, com frequência de duas a três vezes por semana. Nesses casos, mesmo em pré-adolescentes, ocorre um aumento de força e resistência muscular, em resposta às adaptações neuromusculares; sem hipertrofia muscular, existe baixo risco de lesão e isso não afeta negativamente o crescimento".

Fonte: Crianças podem fazer musculação ? - blog da revista Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário