domingo, 2 de setembro de 2012

Ácido Fólico pode reduzir o câncer infantil ?


Desde 1998, foi recomendada pela Food and Drug Administration dos Estados Unidos a fortificação de alimentos com ácido fólico. Atualmente, farinhas de trigo e milho, por determinação do Ministério da Saúde do Brasil, também são enriquecidas com a substância e ferro.
 O uso de ácido fólico na gestação mostrou a redução de 31% da prevalência de defeitos do tubo neural. No mês de junho deste ano, a revista Pediatrics apresentou um interessante estudo que mostrou se a fortificação também reduz o risco de câncer na infância.
Os autores da pesquisa estudaram dados coletados com 8.829 crianças, entre os anos de 1986 a 2008, do nascimento até os 4 anos de idade, e descobriram que a fortificação com ácido fólico dos alimentos pode ter reduzido as taxas de tumores de Wilms e primitivos, possivelmente neuroectodérmicos, em crianças.
Os pesquisadores da Universidade de Minnesota e da Universidade Washington, concluíram que outros estudos são necessários para confirmar uma relação causal entre a fortificação dos alimentos e as taxas de redução de câncer.
Alimentos como tomate, cogumelo, ervilha, brócolis e espinafre, por exemplo, são ricos em ácido fólico. No entanto, a quantidade da vitamina fornecida por essas fontes não é considerada suficiente para quem deseja engravidar. Dessa forma, entram em cena os suplementos que geralmente produzem outras substâncias ao serem associados com o ácido fólico, também essenciais à gestante, como o ferro, que previne a anemia.
O mesmo vale para crianças que podem ter o ácido fólico como suplemento alimentar, se necessário, em forma líquida em vez de cápsulas.
Consulte o pediatra!
Por: Dr. José Luiz Setúbal
Fonte: “Childhood Cancer Incidence Trends in Association with U.S. Folic Acid Fortification (1986-2008)” in the June 2012 issue of Pediatrics (published online May 21)

Nenhum comentário:

Postar um comentário