Pela 1ª vez na história, o High Diving, estará na programação do campeonato mundial de desportes aquáticos, evento que acontecerá em Barcelona no período de 19 de julho á 4 de agosto de 2013.
Mas, o que é o High Diving? Os saltos ornamentais praticamente tem duas alturas nas competições mundiais absolutas, o trampolim de 3 metros e a plataforma de 10 metros. O High Diving tem a impressionante altura de 27 metros para os homens e 20 metros para as mulheres.
Não basta só saltar é preciso impressionar os árbitros, sempre no high diving os atletas são proibidos de entrarem de cabeça na água, devido ao alto impacto. Alguns elementos como força, perfeição na execução do salto propriamente dito e entrada na água são avaliados pelos árbitros.
Greg Louganis, atleta mais famoso da historia dos saltos ornamentais e dono de 5 medalhas olímpicas, entre elas 4 são de ouro, faz parte da comissão de árbitros que estará em Barcelona.
Entre os saltadores que serão destaque no mundial de Barcelona, encontra-se o britânico Aldringe Blanke, atleta que foi finalista olímpico nos Jogos de Pequim em 2008 na plataforma sincronizada.
Outra inovação interessante será o local do high diving. A plataforma será montada no mesmo lugar das maratonas aquáticas, prometendo ser um evento de tirar o fôlego.
A FINA atualmente é responsável por 5 modalidades olímpicas (natação, maratona aquática, polo aquático, saltos ornamentais e nado sincronizado) e agora pretende posicionar o High Diving com mais uma modalidade da federação
Texto de Evelyn Winkler , ex-atleta da seleção brasileira de saltos ornamentais e técnica do E.C. Pinheiros, fonte swimchannel.
Clique no link abaixo e conheça a nova modalidade que estréia em Barcelona.
Nenhum comentário:
Postar um comentário