segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Suplemento de ferro para recém nascidos

Hoje em dia, existe uma incidência muito grande de prematuros, e os pais destas crianças ficam sempre preocupados como será a vida futura delas. É evidente que isso dependerá de muitos fatores como o peso de nascimento, as intercorrências que ocorreram na maternidade, etc. Mas, esse estudo publicado na revista Pediatrics descobriu que, dando suplementos de ferro para bebês de baixo peso, o risco de problemas de comportamento na vida adulta é reduzido.
O estudo Effects of Iron Supplementation on LBW Infants on Cognition and Behavior at 3 Years, publicado na edição de janeiro deste ano, levou pesquisadores à Suécia que deram para 285 recém-nascidos de baixo peso, de 6 semanas a 6 meses de idade, um pequeno aporte de suplementos de ferro. Aos 3 anos e meio, essas crianças e outros 95 bebês que tinham um peso normal foram avaliados com relação à inteligência e o comportamento. Não houve diferenças significativas no QI entre os grupos nascidos com baixo peso e o de controle de peso normal.
No entanto, para os problemas comportamentais, houve um efeito significativo em relação aos suplementos de ferro. Dos recém-nascidos de baixo peso que não receberam suplementos de ferro, 12,7% mostraram sinais de problemas de comportamento em comparação aos 2,9% das crianças do grupo que recebeu. No grupo controle, 3,2% delas mostraram sinais de problemas de comportamento.
Os autores do estudo concluem que os resultados demonstraram benefícios em longo prazo para a saúde da suplementação de ferro nos bebês com peso baixo no nascimento. Se você tem um filho nesse caso, converse com seu pediatra sobre este assunto.
Fonte : Dr. José Luiz Setúbal

Nenhum comentário:

Postar um comentário