quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Hábito alimentar da família influencia no paladar das crianças

É importante que as crianças sejam incentivadas a ter bons hábitos alimentares desde cedo. Segundo o nutrólogo Mauro Fisberg, os pais devem incentivar e propor um ambiente familiar sem guloseimas, tentações e alimentos calóricos. 
Se os pais não tiverem essa preocupação e não se importarem com a alimentação, os filhos terão os mesmos maus hábitos quando crescerem. De acordo com a nutricionista Sônia Tucunduva, é importante que as crianças tenham horários para as refeições e que a família se junte para comer. Isso é uma forma de incentivar e ajudar na formação do paladar das crianças.  
O controle da dieta dos pequenos deve ser necessário, porém sem radicalismos. É possível liberar algo que está fora do cardápio saudável, porém com moderação. Segundo os especialistas, uma vez por semana é suficiente. Se a criança não possuir o hábito de comer doces, por exemplo, não sentirá a necessidade de consumi-los. Apostar em frutas e saladas antes das refeições ajuda a aceitarem melhor a ideia. Os pais devem tomar cuidado com as gorduras, frituras, doces e refrigerantes, principalmente como forma de recompensa. 
Fazer as crianças experimentarem todos os dias um legume ou verdura de forma gradativa pode trazer bons resultados. Um cardápio equilibrado ajuda no desenvolvimento e saúde da criança.  O importante é não proibir, apenas controlar!
Fonte : Portal da Educação Física

Nenhum comentário:

Postar um comentário