segunda-feira, 21 de maio de 2012

Crianças não devem consumir bebidas energéticas

As crianças não devem consumir bebidas energéticas, e raramente precisam de bebidas esportivas. Bebidas esportivas (isotônicas) e bebidas energéticas estão sendo fortemente comercializados com propagandas voltadas para crianças e adolescentes, mas na maioria dos casos elas, não precisam deles. Alguns destes produtos contém substâncias que podem ser prejudiciais às crianças, e os pais precisam ter conhecimento disto.

Em artigo da revista Pediatrics de junho/2011, descreve como estes produtos estão sendo mal utilizados.

As bebidas esportivas ou bebidas energéticas são produtos diferentes, disse Holly J. Benjamin, co-autor do artigo. As bebidas isotônicas, que contêm carboidratos, minerais, eletrólitos e aromatizantes, se destinam a substituir a água e eletrólitos perdidos através do suor durante o exercício. As bebidas esportivas podem ser úteis para os jovens atletas envolvidos em atividades físicas vigorosas, mas na maioria dos casos eles são desnecessários no campo dos esportes ou o refeitório da escola, e também são contra-indicados para a reposição normal de líquidos, pela grande concentração de sais minerais e açúcar.

"Para a maioria das crianças que fazem atividades físicas rotineiras, água pura é melhor", disse o Dr. Benjamim. As bebidas esportivas ou isotônicas contêm calorias extras que as crianças não precisam, e poderia contribuir para a obesidade e cárie dentária, além de sobrecarregar rins e o coração dos jovens. É melhor para as crianças a beber água durante e após o exercício, e ter a ingestão recomendada de suco e leite com baixo teor de gordura às refeições. As bebidas esportivas não são recomendadas como bebidas para se tomar com as refeições.

As bebidas energéticas contêm substâncias não encontradas em bebidas esportivas que funcionam como estimulantes, tais como guaraná, cafeína e taurina. Cafeína tem sido associada a uma série de efeitos nocivos para a saúde em crianças, incluindo os efeitos sobre o desenvolvimento neurológico e os sistemas cardiovascular. As bebidas energéticas nunca são apropriadas. Em geral, bebidas que contêm cafeína, incluindo refrigerantes, devem ser evitados por crianças e adolescentes, ou ter seu uso restrito.
Não se esqueça a água deve ser a principal fonte de hidratação para crianças e adolescentes, tanto no exercício quanto fora dele.

Fonte : Pediatrics junho 2011 - Clinical Report - Sports Drinks and Energy Drinks for Children and Adolescents: Are They Appropriete ?


Nenhum comentário:

Postar um comentário