quinta-feira, 19 de julho de 2012

Cuide da Saúde durante a gravidez

Pesquisa mostra relação entre diabetes, obesidade durante
a gestação e autismo em crianças
Muitas pesquisas têm encontrado uma associação entre deficiências gerais de desenvolvimento e diabetes materna, porém pouca têm investigado possíveis ligações entre o autismo e doenças como obesidade e diabetes durante a gravidez.
No estudo publicado em maio de 2012, na revista Pediatrics: "Maternal Metabolic Conditions and Risk for Autism and Other Neurodevelopmental Disorders", os pesquisadores examinaram 1.004 pequenos de 2 a 5 anos, matriculados na CHARGE (crianças com risco de autismo devido à genética e ao ambiente- em inglês), entre 2003 e 2010.
Nesse grupo, 517 crianças tinham autismo, 172 crianças tinham outro transtorno do desenvolvimento, e 315 estavam se desenvolvendo normalmente. No relatório do estudo, os autores, pela primeira vez, encontraram uma forte associação entre as condições metabólicas durante a gravidez (diabetes, obesidade e hipertensão) e transtorno do espectro do autismo ou atraso no desenvolvimento.
Veja alguns dados obtidos :
1. Mães obesas tiveram 1,6 vezes de chance de ter um filho com autismo, e tiveram duas vezes mais probabilidade de ter uma criança com outro transtorno do desenvolvimento;
2. As mulheres com diabetes tinham 2,3 vezes mais probabilidade de ter um filho com atrasos de desenvolvimento. Crianças de mães com diabetes também foram piores nos testes de linguagem e comunicação, em comparação com filhos de mães sem alterações metabólicas.
Os autores do estudo concluem que as taxas crescentes de obesidade e diabetes podem ser diretamente associadas a problemas de desenvolvimento neurológico em crianças, e que esses dados, portanto, levantam sérias preocupações de saúde pública.

Por Dr. José Luiz Setúbal

Nenhum comentário:

Postar um comentário