terça-feira, 19 de junho de 2012

Obesidade em Adolescentes

Em tempos de crescimento de obesidade pelo mundo, a incidência de diabetes tipo 2 tem aumentado e é uma preocupação crescente entre os pediatras.

A doença cardiovascular é a principal causa de morte entre os adultos nos EUA. Ainda que, geralmente, os ataques cardíacos e derrames não ocorram até a idade adulta, os fatores de risco para o coração estão frequentemente presentes na infância.

Um estudo publicado na revista Pediatrics de junho de 2012, examina esses fatores de risco em adolescentes em comparação à década passada.

Nesse estudo, 50% dos adolescentes com sobrepeso e 60% dos jovens obesos tinham um ou mais fatores de risco cardiovascular, além do fator peso, e 37% dos que tinham peso normal apresentaram pelo menos um fator de risco, durante o período do estudo, de 1999 a 2008.

A prevalência de pré-hipertensão e lipoproteínas no limítrofe, o LDL (colesterol) não se alterou entre 1999 e 2008. No entanto, a prevalência de obesidade não cresceu durante o período de estudo, e os autores da pesquisa sugerem que isso possa explicar por que outros fatores de risco cardiovasculares já mencionados também se estabilizaram.

A combinação mais comum de fatores de risco cardiovascular em crianças com sobrepeso e obesidade foi pré-hipertensão / hipertensão e limítrofe-alto ou colesterol LDL aumentado (26%).

Os autores da pesquisa concluem que os resultados indicam que os adolescentes norte-americanos carregam um fardo substancial de fatores de risco, cardiovascular, especialmente os adolescentes que estão com sobrepeso ou obesos; também acreditam que a adolescência represente uma janela de oportunidades para avaliar esses fatores de risco e promover estilos de vida saudáveis.
Estes alertas também são válidos para os adolescentes brasileiros.

Por : Dr. José Luiz Setúbal
Fonte: Pediatrics - June 2012 - "Prevalence of Cardiovascular Disease Risk Factors Among U.S. Adolescents, 1999-2008", examined data from nearly 3,400 adolescents aged 12 to 19 from the NHANES survey.



Nenhum comentário:

Postar um comentário